Intercâmbio: uma experiência libertadora - Unijuí

Intercâmbio: uma experiência libertadora

Uma experiência nova e libertadora. Assim posso descrever, até agora, a alegria que é estar estudando e vivendo em um país de costumes diferentes dos nossos. Isso nos faz perceber pequenas singularidades de nosso dia a dia, que talvez nos passem quase que despercebidas em nossa terra natal, desde ideais como educação e forma de levar a vida, até como paixões por clubes de futebol e pelo próprio país.

O povo português, em si, é muito diferente dos outros povos da Europa. Em uma aula de língua portuguesa presenciei a minha professora admitir que a alma portuguesa se compara a de um poeta triste, e vi a tentativa de explicações, como isso se deve à fonética da língua, mas aí lembrei a todos que no Brasil também falamos português, e nem por isso temos algo a ver com poesia dramática.

Nossas diferenças são muitas, porém, o brasileiro, em si, se destaca em meio a tantas nacionalidades por sua alegria e simpatia. Aqui existe todo tipo de pessoas fazendo intercâmbio, nacionalidades diferentes, povos diferentes a se cruzar em um ambiente acadêmico.

Vejo nossa forma de levar a vida, que só se compara a dos italianos e espanhóis, que também possuem a simplicidade e alegria que o brasileiro tem de sobra.

Porém, ainda é muito cedo para ter definições concretas sobre este assunto. Ainda há muitos lugares para conhecer e histórias para ouvir, mas, nestes dois meses de intercâmbio, o que posso garantir, sem sobra de dúvidas, é que a língua inglesa é universal e sem essa ferramenta muito pouco poderia ter feito, dito ou apreendido sobre este e os demais lugares da Europa. Por isso, para quem pensa em um dia viajar e conhecer novos lugares, saber inglês é indispensável.

Assim encerro meu relato, podendo dizer que a cada dia que se passa há algo novo a se apreender, e não há mais tempo para perder.

Régis Fernando Baroni, acadêmico do Curso de Comunicação Social, Jornalismo, da UNIJUÍ, está realizando intercâmbio na Universidade do Porto, Portugal.


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.