Uma representante da Unijuí na Polônia - Unijuí

Uma representante da Unijuí na Polônia

Nos dias 19 e 20 de abril, foi realizado no Liceu Rui Barbosa, de Varsóvia, Polônia, a XI edição do Konkurs Wiedzy o Brazylii - Concurso de Conhecimentos do Brasil.

No primeiro dia, alunos do Liceu competiram entre si. No segundo dia, as equipes formadas por alunos de colégios das mais variadas regiões da Polônia disputaram colocação. O processo era o mesmo - pontuação decorrendo do somatório da prova de conhecimentos gerais sobre o Brasil (e sobre a imigração polaca para o nosso país), realizada pela manhã, e da apresentação, realizada à tarde, sobre um tema definido previamente (incluindo, entre estes, desde a culinária até a economia e arquitetura brasileira). Técnica na apresentação também conta pontos extras, e a criatividade foi um ponto alto nesse quesito - houve dança sobre a lenda indígena do surgimento do guaraná, teatro sobre a construção arquitetônica do Brasil e declamação de poema em forma de hip hop.

Organizado pelo próprio Liceu, o Concurso se realiza anualmente e tem o patrocínio da Embaixada Brasileira e a colaboração de instituições como a Universidade Marie Curie-Sklodowska, universidade onde estou realizando intercâmbio neste semestre. A convite da Profa Dra Natalia Klidzio, que atua na UMCS, participei da comissão do júri do concurso, representando a UNIJUI. Na ocasião, também tive a oportunidade de cumprimentar o Excelentíssimo Sr. Embaixador do Brasil em Varsóvia, Carlos Alberto Simas Magalhaes, que se fez presente na ocasião.

Na foto em anexo, Renata, o Embaixador Carlos Alberto e a Professora Natália.

Renata Scheibler, do curso de História - Modalidade EAD, realiza intercâmbio na Universidade Marie-Curie Sklodowska, Lublin, Polônia.