“Posso ir a qualquer parte do mundo com meu esforço e trabalho” - Unijuí

“Posso ir a qualquer parte do mundo com meu esforço e trabalho”

Depois de driblar a saudade da família no Brasil nos primeiros meses, hoje me deparo ansiosa, pois o tempo começa a passar muito rápido, as provas se aproximam, a data da passagem de retorno ao Brasil também.

Então, saio nas ruas e reparo em tudo e vejo tantas coisas lindas e penso (como vou ficar longe disso tudo, como não ir a praia com os amigos ao final de semana, tomar um bom chimarrão na ribeira, passear pelas ruas e olhar por entre azulejos pintados uma cultura incrível e muito acolhedora). Porém, continuo descobrindo coisas novas, continuo me impressionando com o que meus olhos vêem, isso me faz tão encantada.

Chego a uma conclusão não só descrita por mim, mas por outros alunos intercambistas e Erasmus, que seis meses é pouco , e um ano é demais. Penso que será ruim ir embora ao final desses seis meses, mas rever a família, amigos e namorado será uma enorme alegria. E diante disto, já passo a pensar que a oportunidade de intercâmbio é única, morar sozinha em um lugar desconhecido, fazer amigos, aprender a conviver com outras pessoas, é uma experiência incrível, se cresce muito neste período, tenha certeza, mas o que quero dizer é que agora percebo que posso voltar e que posso ir a qualquer parte do mundo com meu esforço e trabalho, nada está tão longe quanto eu pensava um dia.

Aos próximos intercambistas, deixo a dica: inglês faz toda a diferença, aproveitem cada segundo, pois é preciso e afinal de contas dormir em euros é caro, estudem, não faltem aula para não ter pendências quando forem realizar viagens pela Europa. Por falar em viagens, é sempre bom lembrar daquele velho ditado: ’’quem tem boca vai a Roma’’.

Bem, quanto à minha família, fica o agradecimento por me proporcionarem esta maravilhosa experiência e um singelo pedido de uma gaúcha que nem comia tanta carne assada assim, mas, por favor, me esperem com um bom churrasco, que logo estou de volta. Saudades, amo vocês.

Rafaela Sperotto, acadêmica do curso de Nutrição da UNIJUÍ, realizou intercâmbio na Universidade do Porto, em Portugal, no primeiro semestre de 2011.