Alisson Beerbaum - Irlanda - Unijuí

Alisson Beerbaum - Irlanda

Conseguir o intercambio foi uma das melhores sensações da minha vida. Escolhi Irlanda, meu curso de inglês é de um ano. Os professores são ótimos, minhas aulas iniciam as 8 da manhã e terminam as 6 da tarde todo dia exceto sábado e domingo, com pequenos intervalos entre as aulas. Algumas vezes na semana nos colocam em turmas normais (só irlandeses) para simplesmente conversarmos, e praticar a fala. Duas vezes na semana é gramatica pura, o resto é listening e algumas de aplicação como por exemplo linguagem acadêmica inglesa onde aprendemos escrever artigos nas normas daqui. Minha graduação iniciará somente em junho de 2014.

 



Minha acomodação é ótima, moro com uma brasileira, 2 franceses e 2 italianas e 1 turco, no início nossa conversa se resumia somente a "-hi, how are you” (como vai você) mas agora quando vejo até tento um  "italiano" com as meninas. Quando cheguei levei um choque, fui direto ao mercado com muita fome, e na hora de pagar, a atendente me perguntou se eu queria comprar uma sacola para levar (aqui a sacola plástica é paga e é bem cara - 50 centos) disse que não precisava , acabei levando as compras á pé, SOZINHO, durante uns 20min no braço com um frio de 2°C. Hoje já está tranquilo entendo uns 90% do que falam, o problema é o sotaque que é muito forte pois aqui ainda é falado gaélico como o catalão em Madri, mas nada que um "sorry, speak slowly for me, please" não resolva.

Os moradores daqui são muito, mas muito educados, os carros se você parar para olhar pros lados em qualquer lugar da rua afim de atravessar, eles param pra você, é um respeito sem igual. Um dia fui ao correio entrei na fila, e logo após chegou uma senhora que deveria ter uns 70 ou 80 anos logo falei pra ela passar na minha frente e para minha surpresa a senhora recusou dizendo que eu havia chegado primeiro. Outro exemplo é o ônibus coletivo, não tem cobrador, você compra o cartão passa no sensor e entra, nem catraca tem, sem nenhuma fiscalização, pois o povo aqui sabe que para andar tem que pagar. Toda manhã acordo com o som das máquinas lavando as ruas.

Acho que mais que aprendizado acadêmico, é a experiência de vida que estou tendo, aprendendo a conviver com a diferença, pois os mais diferentes aqui somos nós, brasileiros, que somos a primeira remessa do brasil pelo programa Ciência sem Fronteiras. A história de qualidade de ensino no Brasil ser inferior não tem nada ver, nos deram algumas provas e materiais gerais de algumas disciplinas daqui, e com certeza nosso ensino superior, pelo menos o da UNIJUÍ, está muito similar aos daqui da Europa.

 


Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.