Brasil e Polônia, a combinação que deu certo - Unijuí

Brasil e Polônia, a combinação que deu certo

Tornar o sonho em realidade é oportunidade para poucos, mas  para Mathias Ribas,  acadêmico de Letras da UNIJUÍ, o sonho se tornou realidade e, hoje, vai nos contar um pouco da sua vivência em Lublin, na Polônia.

Por influência de amigos poloneses que realizaram  intercâmbio na UNIJUÍ decidi, em outubro de 2014, que queria estudar na Polônia. Com os esforços dos professores, amigos, Escritório de Relações Internacionais e, claro, da minha família, a viagem finalmente aconteceu.  Há quase dois meses vivendo aqui as diferenças entre os dois países e suas culturas são bem visíveis.

A distância entre os países gera um pouco de espanto nas pessoas quando digo que sou brasileiro. What?! Brazilian?! Essa não é uma expressão difícil de ouvir, passado o espanto, os poloneses se mostram agradáveis e simpáticos, embora no começo a aproximação seja um pouco difícil. Os poloneses são muito fechados, mas repito, apenas no começo.

A universidade

A Uniwersytet Marii Curie-Skłodowskiej, UMCS, tem aulas de muitas línguas, inclusive a portuguesa, responsabilidade do Departamento de Estudos Portugueses dirigido pela Professora  Doutora Barbara Hlibowicka-Weglarz, que é também Cônsul Honorária do Brasil, em Lublin. Na UMCS, há também o Centro de Língua Portuguesa, apoiado pelo Centro Camões, de Portugal, que é  um lugar incrível. Quando passamos por lá nos sentimos no Brasil, pois os professores estão sempre circulando no ambiente,  repleto de estudantes e uma farta biblioteca.

A sensação de estar em casa é ainda maior por causa da simpatia da sempre disposta doutora Natalia Klidzio, professora de literatura brasileira, moradora de Santo Ângelo nas férias e de Varsóvia durante o ano letivo polonês.

Dica do Intercambista

O nível do ensino é altíssimo, o que proporciona desafios aos alunos, estrangeiros e poloneses. As aulas em inglês são comuns. Se quiseres vir visitar e estudar na Polônia, uma boa dica é aprender algumas frases em polonês. Os mais jovens falam inglês, o que facilita muito a vida.

A Polônia é um pais relativamente pequeno, por isso passeios pelo país são uma boa opção para os dias de feriado e fins de semana. Os parques, que são muito bonitos e organizados, rendem ótimas fotos, principalmente durante o outono. Paisagem de filme.