Portugal: "Foi uma experiência incrível e inesquecível" - Unijuí

Portugal: "Foi uma experiência incrível e inesquecível"

Confira o relato de Gabriela Stasiaki Leichtweis, primeira intercambista do curso de Estética e Cosmética.

Portugal é um país incrível. Seguro, acolhedor, que transborda generosidade e alegria em praticamente tudo. É muito fácil se sentir em casa e acredito que esses foram alguns fatores que auxiliaram para que esse intercâmbio se tornasse tão especial.

Estudei no Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal, durante 6 meses. Leiria é uma cidade surpreendente, histórica e cheia de vida. Para quem gosta de explorar a cidade, em cada cantinho dela possui uma surpresa, arte, muita história e comida típica. O custo de vida é considerado baixo, comparado as demais cidades importantes de Portugal e da Europa.

O sistema de ensino do IPLeiria é um pouco diferente em relação ao da Unijuí, as disciplinas possuem apenas uma avaliação, que lá é chamada de frequência e esta é dividida em 3 etapas: a primeira, que é o período de frequência normal; na segunda etapa, vem o período de exame, para aqueles que não atingiram a média no período normal; e ainda possui o período de recurso, que é o último.

As aulas possuem horários variados, geralmente são em torno de duas a quatro horas para cada disciplina. Além disso, o IPL possui uma ótima infraestrutura de salas de aulas, biblioteca, cantinas, etc. Os professores e demais funcionários do Instituto estão sempre dispostos a auxiliarem os alunos estrangeiros, tanto para a adaptação na cidade, como para as aulas e conteúdos. Nós, estudantes e intercambistas da Unijuí, somos recebidos junto com os estudantes do ERASMUS, que é um programa de apoio interuniversitário da União Europeia.

Foi uma experiência incrível e inesquecível. Ter a oportunidade de manter contato com diversas culturas e povos, a gastronomia, viajar a lugares que sempre sonhei conhecer e, também, estar diante de novos métodos de ensino e de aprendizagem. É uma renovação por completo, como estudante, futura profissional e principalmente como ser humano.

Agradeço à Unijuí por oferecer mais esta oportunidade de estudo! Ao Escritório de Relações Internacionais e também a minha coordenadora e à secretária do curso por todo o apoio, bem como a todos que de alguma forma ajudaram para que mais este sonho se tornasse realidade.