Pesquisa da UNIJUÍ analisa setores do varejo no noroeste do Estado e suas perspectivas futuras - Unijuí

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Pesquisa da UNIJUÍ analisa setores do varejo no noroeste do Estado e suas perspectivas futuras

 

Acadêmicos do curso de Administração da UNIJUÍ, Câmpus Santa Rosa, do componente curricular Sistema de Apoio a Decisão, ministrada pelo professor Luciano Zamberlan, realizaram pesquisa que analisou o varejo e a gestão da informação, bem como as perspectivas futuras, em doze municípios do Rio Grande do Sul.

De acordo com os acadêmicos Carine Mallmann, Diane Costa Pereira e Kelvin Trindade, responsáveis pela pesquisa, o trabalho visa caracterizar e analisar as empresas varejistas da região que atuam nos ramos de atividades de: lojas de tecidos, vestuários, calçados, farmácias e perfumarias, veículos e peças, óticas, relojoarias, joias, bijuterias, postos de combustíveis e lubrificantes, móveis, eletrônicos, informáticas, eletroeletrônicos, bazar, presentes, decoração, materiais de construção, tintas, ferragens e elétrico.

Segundo a pesquisa, quanto ao porte das empresas, verificou-se que a maioria são micro empresas (35,91%), possuem uma renda bruta anual inferior a R$ 360 mil. Empresas de pequeno porte (27,62%), com receita bruta anual superior a R$ 360 mil e inferiores a R$ 3,6 milhões.

Zamberlan ressalta que as empresas estão apresentando uma pequena diferença entre ter ou não ter planos de expansão para a empresa, porém a diferença de opinião aparece conforme vai aumentando o porte da mesma. “Apenas 50% dos micro empreendedores individuais e 37% das micro empresas apontam que possuem planos de expansão. Já, em relação as empresas de médio porte 66% e nas empresas de grande porte 84%, possuem planos de expansão para sua organização”.

Os resultados da pesquisa também apontaram as principais deficiências e necessidades de qualificação a curto e médio prazo das empresas do varejo, na região noroeste do estado. A principal necessidade de qualificação encontrada pelas empresas foi em relação à gestão de pessoal (40,3%). Em seguida, o destaque ficou para as técnicas de vendas (37,6%) e qualificação em marketing (33,9%) como necessidade de treinamento a curto e médio prazo.

As necessidades de qualificação, também foram classificadas de acordo com o ramo de atividade das empresas. A gestão pessoal foi apontada pelos setores como principal fator: mercados e supermercados (72%), combustíveis e lubrificantes (86%), móveis e eletrodomésticos (67%) e peças e veículos (55%).

Em relação a técnicas de vendas, ficou evidenciados os setores de: tecidos, vestuário e calçados (40%), farmácias e perfumarias (61%), comércios de bazares, presentes e decorações (60%) e relojoarias e óticas (40%).

Empresas dos ramos diversos de informática mudam um pouco o padrão de resultados da pesquisa, onde a principal necessidade de qualificação identificada é o marketing (46%), juntamente com propaganda e publicidade. O comércio de materiais de construção, tintas, ferragens e elétrico (57%), apresentam também o marketing como principal necessidade de treinamento.

A maioria das empresas são relativamente novas, possuindo de 4 a 10 anos de existência, em sua maioria são geridas por homens e em sua maior parte são micro e pequenas empresas que não possuem filiais.


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