Evento online dá início às comemorações dos 50 anos do curso de Administração - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Evento online dá início às comemorações dos 50 anos do curso de Administração

Um evento realizado de forma virtual nesta quinta-feira, 9 de setembro, marcou o Dia do Administrador e o início das comemorações dos 50 anos do curso de Administração da Unijuí. Autorizado no ano de 1971, o curso já formou mais de 2.850 profissionais nestas cinco décadas, e hoje é ofertado nas modalidades presencial - nos campi de Ijuí, Santa Rosa e Panambi - e a distância.

“Faço parte do curso como egressa - inclusive acabo de completar 20 anos de formatura, e há 12 anos sou docente no curso. Tenho muito orgulho dessa trajetória e é uma honra fazer parte deste momento”, destacou a coordenadora do curso nos campi de Ijuí e Panambi, professora Fernanda Pasqualini, destacando que o momento é importante para refletir o que foi vivido e também para falar sobre expectativas. “E nada melhor do que buscarmos nossos mestres pioneiros para conhecer mais sobre a história do curso, desafios e conquistas alcançadas. Isso nos inspira a continuar fazendo a nossa parte, com protagonismo e comprometidos com o desenvolvimento das organizações e da sociedade”, afirmou.

Para que o resgate da história acontecesse, foram convidados a participar do evento os professores Adelar Francisco Baggio, Edemar José Zanon e Paulo Afonso Frizzo. Sob mediação do professor Daniel Knebel Baggio, eles abordaram o tema "Reflexões sobre a Administração: ontem, hoje e desafios futuros”.

Para o coordenador da graduação no campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, pelo menos três situações marcaram a trajetória do curso: primeiro, as condições criadas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ijuí (Fafi) e posteriormente pela Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene) para a oferta do curso de Administração na região. Depois, os professores pioneiros que, em 1971, passaram a ofertar o curso. E por fim, os estudantes que, na época, acreditaram na proposta e materializaram a graduação. “Hoje temos dezenas de egressos com a marca da Unijuí, em diversos locais do País e até fora dele, contribuindo para tornar as organizações mais competitivas”, disse.

A delegada do Conselho Regional de Administração na Seccional Noroeste, Roseli Fistarol Krüger, que participou do evento, é uma das tantas egressas do curso. Ela destacou a satisfação em fazer parte desta comemoração e reforçou que ter um curso de Administração, especialmente há 50 anos, significa muito. 

Vice-reitor de Administração, Dieter Siedenberg ressaltou a importância de marcar a data e de recordar aqueles que ajudaram a construir o curso - caso dos professores pioneiros, que “plantaram a semente” do curso há 50 anos. Uma graduação que, apesar da idade, segue se reinventando de acordo com as necessidades do mercado.

Para acompanhar a palestra “Reflexões sobre a Administração: ontem, hoje e desafios futuros” na íntegra, acesse:


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.