Estudante avalia engajamento em micro e pequenas empresas de Panambi - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudante avalia engajamento em micro e pequenas empresas de Panambi

Conquistar e engajar clientes é uma preocupação não só de grandes organizações, mas de micro e pequenas empresas. Pensando nisso, o acadêmico de Administração da Unijuí, Gabriel Malheiros Villani, produziu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) motivado por experiências na sua empresa familiar, voltada ao ramo de irrigação, energia solar, seguros rurais, topografia e serviços ambientais. A monografia é intitulada “Processo de manter pessoas: o engajamento em micro e pequenas empresas em Panambi-RS”.

“Percebi a necessidade de estudos sobre o tema micro e pequenas empresas, nos quais os resultados adquiridos pudessem ser utilizados no dia a dia. Esse tipo de empresa representa 99% dos negócios no Brasil, com 55% dos estoques de empregos formais”, explica Gabriel, que realizou entrevistas com os gestores de seis micro e pequenas empresas de Panambi. 

Seu trabalho procurou apontar evidências em relação ao ambiente de trabalho em pequenas empresas. Dentre os resultados positivos estão os altos níveis de engajamento; o fato de que colaboradores motivados têm e transmitem vigor, dedicação e absorção aos seus colegas; e que oportunidades de aprendizagem são fatores que agradam os colaboradores.

Em compensação, apenas 10,52% dos colaboradores afirmaram que não trocariam de emprego caso recebessem outras oportunidades, mesmo com alto nível de envolvimento. Fatores externos afetam excessivamente o engajamento e as lideranças necessitam exercer o seu papel constantemente para o pleno funcionamento da empresa, conforme alguns aspectos constatados que não são favoráveis.

Gabriel pretende dar continuidade aos projetos na empresa que administra com sua família. “Vou continuar o trabalho de reestruturação que está sendo feito. Vemos nela um grande potencial, e com os conhecimentos adquiridos na graduação, pretendo auxiliar na sua gestão, visando atingir resultados ainda melhores”, completa.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí






 





Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.