Agronomia: profissional que trabalha em todas as etapas produtivas - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Agronomia: profissional que trabalha em todas as etapas produtivas

 

A graduação em Agronomia pela UNIJUÍ é ofertada na modalidade presencial, no Câmpus Ijuí.

O agrônomo trabalha em todas as instâncias e etapas produtivas: no plantio e manejo da lavoura, na criação de rebanhos e na comercialização da produção. É um profissional responsável por planejar, organizar e acompanhar o preparo e o cultivo do solo, combate pragas e doenças que podem afetar a produção, também atuam no armazenamento e distribuição das safras. Além disso, cuida da alimentação, da reprodução, da saúde e do abate de animais.

Segundo o professor Osório Lucchese, coordenador do curso de Agronomia da UNIJUÍ, existem duas grandes tendências na área: “Uma é a valorização do Agronegócio, principalmente no que diz respeito a produções como a de soja. São normalmente grandes áreas de produção, com emprego de muito insumo, maquinário e pouca mão de obra. A outra é a agricultura familiar, que produz 70% do que temos na nossa mesa hoje e produz em uma área muito menor, mas com um grande contingente de trabalhadores”.

Na UNIJUÍ, oprincipal objetivo do curso de Agronomia da UNIJUÍ é formar profissionais capacitados para atuarem no desenvolvimento agrário sustentável, com condições de compreender a prática dos agricultores, participando do processo de evolução dos sistemas de produção, dando suporte técnico para implantar projetos de desenvolvimento que sejam viáveis economicamente, sustentáveis ecologicamente, justos socialmente, aceitos culturalmente, éticos e politicamente corretos.

“Há muito que desenvolver na agricultura familiar, inclusive espaço para abrir empresas, desenvolver, há muitas tecnologias de produção para avançar nesta área, também na agroecologia, especialmente ligada à agricultura familiar. O nosso curso tem a formação voltada à agricultura familiar, mas, se o aluno for trabalhar com o agronegócio, também poderá atuar”, ressalta.

O curso também disponibiliza aos estudantes uma área experimental e de ensino, com 236 hectares (IRDeR), onde são realizados trabalhos de pesquisa, de conclusão de curso, de pós-graduação em nível de especialização, mestrado e doutorado e projetos de pesquisa financiados pela instituição e órgãos externos.

Confira um vídeo com detalhes sobre a formação em Agronomia na UNIJUÍ

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.