Estudantes de Introdução à Agronomia visitam agricultores - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Introdução à Agronomia visitam agricultores

Os estudantes da disciplina de Introdução à Agronomia realizaram uma viagem de estudos para conhecer diferentes sistemas de produção existentes no Município de Augusto Pestana. Foram visitadas a Agroindústria “Rapaduras Scheer”, de Clóvis Sheer e família, e a unidade de produção da família de Renato e Alex Berwig, ambas no distrito de Marmeleiro. A aula foi organizada pelos professores do Curso, Cleusa Bianchi e Roberto Carbonera.

A agroindústria “Rapaduras Scheer” conseguiu se consolidar através do esforço e dedicação da família. Devido à limitação de área, (17,5 hectares), cultivou, anteriormente, alho e fumo. Passou a produzir rapaduras de forma artesanal e conseguiu evoluir com a organização e aprovação da agroindústria e a obtenção do Selo Sabor Gaúcho, em 2013.  Para tanto, contou com apoio e assistência técnica da Emater Municipal. Atualmente, comercializa seus produtos na Casa Recanto da Produção, em Augusto Pestana e em mais de cem pontos de venda no Estado. Participa de feiras em todo o Estado, em Brasília e Minas Gerais. Clóvis relatou, com orgulho, que seu filho e genro também trabalham na agroindústria.

A unidade de produção das famílias de Renato e Alex Berwig dedicam-se, prioritariamente, à atividade leiteira. Possuem 28,9 hectares de área. Decidiram investir mais intensivamente na atividade leiteira a partir do ano de 2004, quando seu filho retornou para a unidade de produção, após concluir o curso de Técnico em Agropecuária. Fizeram investimentos em 2009 com a instalação de uma nova sala de ordenha, aquisição de equipamentos de ordenha, resfriamento e um novo trator, financiando através do Programa Mais Alimento.

Atualmente, a família possuem 36 vacas em lactação, com uma média de 26 litros de leite por vaca por dia. Sua produção diária gira em torno de 900 litros. Para além da produção de leite, participam de feiras e comercializam novilhas, para complementar a renda.

As expectativas das famílias é  restabelecimento de preços que assegurem uma renda desejável, quitar o financiamento realizado em 2009 e, no futuro, ampliar a produção. Eles recebem assistência técnica de Emater e de outros profissionais da Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.