Unijuí e Cisbra trabalham com a cultura da linhaça no Programa de Melhoramento Genético - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí e Cisbra trabalham com a cultura da linhaça no Programa de Melhoramento Genético

Danieli Jacoboski Hutra

O Programa de Melhoramento Genético da Unijuí trabalha a interação entre estudantes, professores e empresas, visando o desenvolvimento e posicionamento de novas cultivares com práticas mais sustentáveis de manejo. Dentro desta iniciativa, está o desenvolvimento de boas práticas na cultura da linhaça, a partir da parceria entre a Universidade e a empresa Cisbra, que acontece desde março de 2020. A Cisbra trabalha há 27 anos no mercado de produtos integrais.

Segundo o professor de Agronomia e pesquisador no Programa de Melhoramento Genético, Ivan Ricardo Carvalho, no primeiro ano de parceria foram iniciadas as boas práticas e manejos da cultura da linhaça, sendo vislumbrada a possibilidade de uma futura cultivar. “A parceria nasceu da demanda exigida pelo mercado e da disponibilidade da Universidade em receber, então, esses desafios, que hoje mantêm a pesquisa funcionando”, explica. 

Da parceria entre a Cisbra e o Programa nasceu o projeto Desenvolvimento de Boas Práticas para a Cultura da Linhaça, que busca o desenvolvimento de estratégias de manejo visando boas práticas, que maximizem a produtividade e a qualidade dos grãos. De acordo com a doutora em Agronomia e pesquisadora da Cisbra Agroindustrial Ltda., Caroline Huth, com o andamento do projeto surgiu outra demanda. “Fechamos em mais um projeto intitulado Melhoramento Genético da Linhaça para promover a região Noroeste do Estado. A pesquisa envolverá os anos agrícolas de 2020 a 2025, com o intuito de, através da seleção genética do banco de germoplasma da Cisbra e Unijuí, registrar novas cultivares Fidene/Unijuí-Cisbra”, conta.

Dentre as oportunidades que a parceria já rendeu, está a oferta de bolsas de estudos, tanto para graduandos quanto mestrandos, que podem potencializar o crescimento intelectual e o conhecimento científico. “A participação é muito importante, pois prepara esses estudantes para os novos horizontes que eles vão galgar no futuro”, comenta o professor.

Adriano Dietterle Schulz

Uma das responsabilidades dos estudantes e bolsistas é trazer resultados e discussões, desenvolvendo artigos e materiais técnicos de boas práticas, o que oportuniza trocas de conhecimentos. “A Unijuí está me proporcionando várias experiências junto ao curso de Agronomia, entre elas o Programa de Melhoramento Genético, que agregará muito na minha formação. Em um curto espaço de tempo, pude vivenciar várias ações e papéis desenvolvidos por um engenheiro agrônomo. Uma delas foi a análise feita no cultivo da linhaça, projeto proporcionado pela Cisbra, empresa onde sou bolsista”, afirma o estudante do 5º semestre de Agronomia, Adriano Dietterle Schulz.

A estudante de Agronomia do 9º semestre de Agronomia, Jaqueline Piesanti Sangiovo, ressalta que ao tornar-se bolsista desta parceria, pode ver a importância da cultura da linhaça para a economia, já que é base para produtos alimentícios. “O melhoramento genético possui grande importância em todo o mundo. Muitas culturas tiveram incremento de produtividade e qualidade graças a ele. Deste modo, conhecer a essência do melhoramento em cada uma das culturas trabalhadas teve efeito significativo na minha vida como estudante e isto abriu caminhos profissionalmente. Encontrei uma das áreas de atuação mais apaixonantes da profissão.”

Apaixonada pela área da pesquisa desde a graduação, a egressa de Agronomia e mestranda do  Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade, Danieli Jacoboski Hutra conta que  participar do Programa de Melhoramento Genético da Unijuí, em parceria com a Cisbra, auxiliou no ingresso ao mestrado. “O curso proporciona muitos conhecimentos, colabora para o crescimento profissional e pessoal e contribui para a melhoria dos processos de manejos realizados nas áreas de produção.” Danieli atualmente é responsável pela condução e avaliações dos experimentos em campo, seleção de plantas para melhoramento genético, bem como as avaliações exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para lançamento de cultivar, desenvolvimento de materiais técnicos e artigos científicos sobre a cultura, juntamente com os demais bolsistas envolvidos. 

De acordo com o professor Ivan, a concessão de bolsas é feita aos estudantes que se destacam no grupo.  “Hoje todos os nossos bolsistas têm artigos científicos publicados. Isso é uma premissa do grupo, para que eles possam estar preparados para, futuramente, poder concorrer a uma vaga de mestrado e doutorado”, destacou.

Além do crescimento acadêmico, o Programa de Melhoramento Genético da Unijuí e a Cisbra têm contribuído com a região Noroeste e desenvolvido o agronegócio, conforme salienta o professor. “Fomentar a Instituição é fomentar a região e assim por diante. É promovê-las como atuantes na cadeia produtiva, tanto a empresa quanto a Universidade, em benefício das comunidades interna e externa.”

De acordo com a pesquisadora da Cisbra, a integração entre Universidade e empresa apresenta uma visão ampla e complexa dos setores. “Mostra a integração de toda a cadeia da alimentação, que vai do campo à mesa e que tem muita informação, pesquisa científica e empírica, e trabalho árduo por trás de cada detalhe do desenvolvimento de produtos alimentícios. Assim, já trazendo um desenvolvimento maior para a cadeia agrícola da linhaça na região de Ijuí, podendo ainda ser ampliada para outras regiões do estado”.

Para apresentar os resultados sobre o manejo da cultura da linhaça, a Unijuí e a Cisbra preparam o II Dia de Campo, que acontecerá no dia 1º de outubro, no IRDeR - a Escola Fazenda da Unijuí.


Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí

Jaqueline Piesanti Sangiovo


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.