Unijuí e Cisbra organizam o 2º Dia de Campo da Linhaça - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí e Cisbra organizam o 2º Dia de Campo da Linhaça

Acontece na sexta-feira, dia 1º de outubro, o 2º Dia de Campo da Linhaça. O evento acontecerá na Escola Fazenda da Unijuí - IRDeR, no município de Augusto Pestana, a partir das 8h, com o intuito de mostrar o andamento do trabalho de pesquisa do Programa de Melhoramento Genético da Unijuí e o desenvolvimento de boas práticas na cultura da linhaça, a partir da parceria Unijuí e Cisbra. 

No evento, serão organizadas nove estações, onde serão tratadas as inovações tecnológicas voltadas ao zoneamento agroclimatológico da linhaça, novas cultivares e épocas de semeadura. “Vamos trabalhar o espaçamento entre linhas, densidade de sementes por unidade de área, manejos de inseticidas, fungicidas, herbicidas, doses e momentos de aplicação do nitrogênio. O Programa de Melhoramento Genético de Linhaça estará com sua primeira cultivar candidata para a proteção intelectual no Ministério da Agricultura”, explica o professor de Agronomia e pesquisador no Programa de Melhoramento Genético, Ivan Ricardo Carvalho.

Segundo a doutora em Agronomia e pesquisadora da Cisbra Agroindustrial Ltda., Caroline Huth, para a comunidade, o Dia de Campo é fundamental para a interação dos pesquisadores com o produtor rural. “É onde não só a Universidade, como as empresas, apresentam resultados para colocar em prática no campo, e os produtores trazem em suas experiências possíveis problemas e soluções para as culturas agrícolas. Além disso, a comunidade tem o conhecimento do que acontece por trás da produção de alimentos, do campo à mesa”, explica, lembrando que os acadêmicos do curso de Agronomia, além do conhecimento prático da cultura, têm o desenvolvimento pessoal e profissional, com contato direto com o mercado de trabalho.

O evento, aberto ao público, espera receber mais de 50 empresas colaboradoras e mais de 200 produtores, sendo um momento para se inteirar sobre as novidades no manejo da cultura e genética, oportunizando o crescimento científico e tecnológico da região. 

Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.