“Levo isso para vida profissional”, diz estudante que participou de desenvolvimento da primeira cultivar de linhaça da Unijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

“Levo isso para vida profissional”, diz estudante que participou de desenvolvimento da primeira cultivar de linhaça da Unijuí

Imagine fazer parte de um projeto de pesquisa, ainda na graduação, que desenvolveu a primeira cultivar lançada por uma universidade comunitária no País. Incrível, não? Essa experiência foi vivenciada pelo acadêmico de Agronomia da Unijuí, Rafael Ourique, que participa como bolsista do Programa de Melhoramento Genético da Unijuí, que teve, recentemente, sua primeira cultivar de linhaça protegida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

A proteção dos direitos intelectuais sobre a cultivar, desenvolvida em consórcio com a Cisbra Farinhas Integrais, se efetua mediante a concessão de um certificado de proteção de cultivar que, neste caso, demorou dois anos para se efetivar. Agora, ficam vedados a terceiros, durante o prazo de proteção, a produção com fins comerciais, o oferecimento à venda ou a comercialização de material.

O Programa de Melhoramento Genético tem como objetivo gerar novas cultivares para o mercado, ou seja, gerar novas variabilidades genéticas. E nós, estudantes, juntamente com o professor Ivan Ricardo Carvalho, fomos responsáveis pelo desenvolvimento desta cultivar. O que é um orgulho para nós, tanto alunos como professores”, destaca o acadêmico.

Depois de chegar “um pouco perdido” à graduação, Rafael teve a oportunidade de ingressar como bolsista no Programa que, segundo ele, lhe abriu as portas dentro do curso. “Eu tinha muito aquela ideia: será que vai dar certo? E agora conseguimos esse resultado. Me sinto orgulhoso porque levo isso para a vida profissional, especialmente agora, que vou entrar no mercado de trabalho”, comenta.

Para o acadêmico, poder fazer parte de um projeto de pesquisa é muito importante para os estudantes de Agronomia, especialmente aqueles que estão ingressando e que ainda não têm contato com o campo. Outro diferencial do curso, como lembra, é a ampla estrutura disponibilizada para a prática dos acadêmicos, que é a Escola Fazenda - o Instituto Regional de Desenvolvimento Rural (IRDeR). “O Irder tem uma estrutura diferenciada, com cerca de 200 hectares - uma das maiores Escolas Fazenda que temos no Rio Grande do Sul. Isso facilita bastante e cria visibilidade para o profissional, porque até mesmo as empresas buscam trabalhar conosco”, destaca.

Diante da experiência que adquiriu na Universidade, Rafael já tem planos para o futuro: quer buscar a aprovação no mestrado.

Se você quer ingressar numa universidade completa, que busca desenvolver novas competências nos seus estudantes, atendendo às necessidades do mercado, conheça a Unijuí. 

A Universidade está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno, com vagas em praticamente todos os cursos de graduação presenciais, com exceção de Medicina, que conta com processo seletivo específico. Mais informações você encontra em unijui.edu.br/vestibular-presencial. As inscrições vão até o dia 20 de junho.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.