Disciplina de Estágio I Pré-Profissional prepara acadêmicos de Agronomia para o mercado de trabalho  - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Disciplina de Estágio I Pré-Profissional prepara acadêmicos de Agronomia para o mercado de trabalho 

Fornecer aos estudantes conhecimentos e habilidades para uma atuação qualificada no mercado de trabalho é um dos objetivos dos cursos de graduação da Unijuí. Visando essa preparação, a disciplina Estágio I Pré-Profissional possibilita que acadêmicos de Agronomia tenham contato com a realidade do mercado de trabalho, por meio da realização de visitas a empresas e bate-papos com profissionais que possuem vasta experiência em diferentes setores do agronegócio.

O professor Emerson Pereira, que ministra a disciplina, destacou que, além de preparar o estudante para o mercado de trabalho, o componente apresenta o perfil que os setores do agronegócio estão demandando para o momento e também para o futuro. “Visitamos algumas empresas e outras vêm à sala de aula, para falar de seu trabalho e do perfil profissional que estão buscando. Dessa forma, o acadêmico, que está prestes a se formar, conhece o dia a dia das empresas, as dificuldades e oportunidades da profissão e as necessidades que cada setor possui”, afirma o professor.

Para o acadêmico Cristiano Vilani, do 9º semestre de Agronomia, a disciplina foi de grande relevância em sua formação profissional. “Em conversas com técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos, eles nos trouxeram experiências importantes de como deve ser o perfil de um engenheiro agrônomo. Essa troca de ideias foi muito importante, pois estamos saindo de uma sala de aula para enfrentar grandes desafios diários a campo, onde a tecnologia chegou rápido ao produtor e devemos estar preparados para conseguir superar esses desafios que o campo nos impõe”, relata Cristiano.

Um dos convidados para participar da disciplina ao longo do semestre foi o produtor Rubens Kudiess. Rubens é sócio-proprietário da empresa Sementes Cometa, que faz parte do Programa de Melhoramento Genético da Unijuí, Eixo Forrageiras e Cobertura do Solo, coordenado pelo professor Emerson. Na oportunidade, o produtor dividiu seus conhecimentos com os estudantes. “Gosto de compartilhar minhas experiências profissionais, especialmente aquelas consideradas inovadoras. Me sinto honrado em poder transmitir minha visão e também tirar as dúvidas dos alunos. É bom que eles tenham contato com profissionais com diferentes experiências práticas na agronomia”, ressalta.

Também integraram as atividades da disciplina as empresas Copagril, 3 Tentos, Sementes Relva, Consultec, DXT, Impagro Soluções Agrícolas e Goi Scarton.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.