Professor da Unijuí protocola no INPI pedido para proteção por patente de invenção de produto voltado à melhoria de semeadoras - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Professor da Unijuí protocola no INPI pedido para proteção por patente de invenção de produto voltado à melhoria de semeadoras

Professor nos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia da Produção e Agronomia da Unijuí, Vilmar Bueno Silva protocolou junto ao  Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) o pedido de patente do produto “disco de corte duplo e paralelo na linha de corte da palhada em semeadoras”. O produto parte de um estudo iniciado no mês de maio e que teve o seu processo de desenvolvimento acelerado a partir da disciplina de Máquinas e Mecanização Agrícola, do curso de Agronomia da Universidade.

Conforme explica o professor, o produto foi desenvolvido para semeadoras de plantio direto, que são equipamentos tracionados por tratores e que têm a função de realizar a semeadura. “O produto desenvolvido, disco de corte duplo paralelo na linha de corte da palha, é capaz de fazer dois cortes, ou seja, é capaz de ‘picotar’ em três partes as palhas, eliminando o embuchamento. Com os dois cortes, ocorre a descompactação da região entre os dois discos, favorecendo muito o trabalho do sulcador. Os sulcadores, por sua vez, são os elementos que têm a maior responsabilidade pelo esforço de tração do trator”, explicou Vilmar, completando que, com o novo produto, os sulcadores realizam um trabalho mais suave, possibilitando o aumento da velocidade de plantio. 

“O sulcador é o elemento que exige mais tração do trator pela função de abrir o sulco, ‘rasgando’ o solo. Logo, o produto reflete na redução do consumo de combustível. Outro favorecimento é no plantio sobre as culturas de forragem, pois com uma abertura maior entre os discos, estes geram uma região de plantio limpa e a produção de um sulco uniforme”, destacou o professor. As semeadoras existentes atualmente contam com apenas um disco de corte para palhada e, dessa forma, não conseguem evitar o embuchamento na linha traseira, o que provoca a parada no plantio. Os equipamentos também apresentam dificuldade de plantio sobre culturas de forragem, gerando um plantio mais lento e com falhas.

Segundo o professor Vilmar, a documentação para solicitação da patente está encaminhada junto ao INPI desde o mês de julho e nesta terça-feira, 5 de setembro, o protocolo do pedido foi publicado na Revista da Propriedade Industrial, do INPI, gerando uma expectativa de direito. O pedido fica em sigilo por 18 meses no INPI. Depois a invenção e publicada da mesma Revista, com todos os desenhos.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.