Egresso de Ciência da Computação é aprovado em universidade do Canadá - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Egresso de Ciência da Computação é aprovado em universidade do Canadá

Recém-formado no curso de Ciência da Computação da Unijuí, Gabriel Cavalheiro Ullmann foi selecionado para receber uma bolsa de estudos no programa de mestrado em Engenharia de Software na Concordia University, em Montreal, no Canadá.

O processo de seleção, conforme conta, possui várias etapas e demanda a elaboração de uma carta de intenções, onde é preciso escrever sobre a experiência na área e sobre como as habilidades que possui permitirão alcançar os objetivos no programa. “É preciso fornecer também um currículo detalhado, certificado de proficiência em Língua Inglesa, histórico de publicações e três cartas de recomendação por parte de pessoas que tenham relação com a área acadêmica. Contudo, o trabalho que desenvolvi em conjunto com um grupo de pesquisa no Canadá, por quase 2 anos, foi o ponto que permitiu tornar esse sonho realidade”, explica Gabriel.

A experiência do jovem na área de Engenharia de Software aplicada ao desenvolvimento de jogos eletrônicos começou em 2019, quando conheceu Cristiano Politowski, egresso da Unijuí que hoje é doutorando em Engenharia de Software na Concordia University. Ele visitou o campus Santa Rosa e deu uma breve palestra aos alunos de Ciência da Computação, contando sua experiência de estudos no exterior e convidando estudantes para participar de um grupo de pesquisa.

Aceitei o convite e, a partir daí, comecei a trabalhar em conjunto com o grupo remotamente, auxiliando-os a selecionar e analisar dados de postmortems, que são artigos escritos por desenvolvedores de jogos nos quais eles fazem uma retrospectiva do que deu certo ou errado em seus projetos, e que lições foram aprendidas a partir disso”, contou. O primeiro artigo que publicou em conjunto com o grupo, intitulado “Dataset of Video Game Development Problems”, foi apresentado na International Conference on Mining Software Repositories (MSR) de 2020 e descreve uma análise dos problemas mais comuns descritos em 200 postmortems. 

O trabalho seguinte, intitulado “Game Industry Problems: an Extensive Analysis of the Gray Literature”, discorre de forma mais profunda sobre os problemas descritos nesses mesmos 200 documentos, dividindo-os em categoria e subcategorias, além de propor maneiras de solucioná-los. Este estudo foi publicado em fevereiro de 2021 no volume 134 da revista Information and Software Technology (IST), editada pela Elsevier. “Essas publicações foram de grande importância para que eu pudesse ser aprovado no programa com bolsa, visto que a produção acadêmica do candidato é levada em consideração pela universidade durante o processo de aprovação. O artigo na IST foi muito importante, já que se trata de uma revista bem conhecida e conceituada.”

Gabriel conta que sempre teve vontade de estudar no exterior, mas que a questão financeira sempre foi a principal limitação. Assim que iniciou a graduação, começou a trabalhar como desenvolvedor e isso permitiu fazer economias. “Em 2018, investi essas economias em um intercâmbio de um mês para a cidade de Vancouver, no Canadá, onde estudei inglês em uma escola internacional. Embora eu já falasse inglês fluentemente na época, a experiência foi uma ótima oportunidade para praticar a língua estrangeira, bem como ter contato com pessoas e culturas do mundo todo. Ao voltar para o Brasil, me senti ainda mais motivado a me aperfeiçoar tanto no âmbito acadêmico quanto profissional, visando possíveis oportunidades no exterior que pudessem surgir no futuro. Felizmente, esse esforço deu resultado”, afirmou.

Gabriel, que ainda trabalha na GH Branding, de Santa Rosa, iniciará as aulas em Montreal no mês de setembro. O curso tem duração de dois anos.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.