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Com apoio da Unijuí, projeto desenvolvido pelo MP inspira iniciativa na Câmara Federal

O Projeto Alquimia II, desenvolvido na Unijuí a partir de uma parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), serviu de inspiração para a criação de um projeto de lei junto à Câmara dos Deputados. A iniciativa, assinada pelo deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), tramita em caráter conclusivo - quando não há necessidade de votação no plenário, e já foi enviada à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania neste mês. O documento propõe um sistema nacional para destinação escolar de aparelhos apreendidos com a criminalidade e, sobretudo, dentro do sistema prisional. 

O Alquimia II teve início em 2020, na comarca de Osório, com o objetivo de recondicionar aparelhos celulares, apreendidos de casas prisionais, para uso dos estudantes da rede pública de ensino. O projeto logo foi replicado por outras comarcas e na região de Ijuí ganhou a Unijuí como aliada, através de um termo de cooperação firmado com a Universidade, através do Escritório de Relações Universidade – Comunidade, vinculado à Agência de Inovação e Tecnologia (Agit). Outras instituições também aderiram à iniciativa, como a PUC, URI e UPF.

“Desde março de 2021, quando firmamos a parceria, recebemos aproximadamente 300 aparelhos das cidades de Ijuí, Rio Grande, Horizontina e Santa Rosa. Os aparelhos com condições de serem utilizados foram restaurados e devolvidos à respectiva Promotoria de Justiça, que encaminhou para as crianças carentes”, explicou o coordenador do projeto na Unijuí, professor doutor Edson Luiz Padoin. 

O projeto nasceu em meio à pandemia e à falta de condições de muitos estudantes em acessarem as aulas online. Como muitos professores utilizam aplicativos para suas aulas, o objetivo, segundo o professor, segue o mesmo: auxiliar os alunos que não possuem condições de adquirir um celular. Atualmente, o projeto consegue reaproveitar 20% dos celulares apreendidos no Estado, já contando com a entrega de 1.307 smartphones para alunos do Rio Grande do Sul. 

Na Unijuí, o projeto conta atualmente com o apoio do técnico Cleomar Lizot para o desenvolvimento das atividades, havendo, no próximo ano, a seleção de um bolsista.


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