Projeto Integrador: Estudantes da Unijuí criam jogos para auxiliar o desenvolvimento de crianças, adolescentes e idosos atendidos pela Apae e TEAmor em Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Projeto Integrador: Estudantes da Unijuí criam jogos para auxiliar o desenvolvimento de crianças, adolescentes e idosos atendidos pela Apae e TEAmor em Ijuí

A Unijuí, por meio do Projeto Integrador “A computação e a resolução de problemas”, do curso de Ciência da Computação, está trabalhando em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e a Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí (TEAmor), no desenvolvimento do projeto “Estimula Tea Tec”, na criação de minigames que atendam necessidades especiais de integrantes dessas entidades.

De acordo com a presidente do TEAmor, Raquel Cristiane Feistel Pinto, durante a realização dos projetos “Arte em Ação” e “TEA na Cozinha”, constatou-se a dificuldade dos participantes em desenvolver atividades simples do dia a dia como, por exemplo, lavar as mãos. 

A partir desta dificuldade, os estudantes de Ciência da Computação da Unijuí foram desafiados a criarem jogos digitais para auxiliar crianças, adolescentes e idosos atendidos pela Apae e TEAmor, para que de forma interativa desenvolvessem sua aprendizagem nas atividades de rotina como higiene, alimentação, segurança, alfabetização e socialização. 

Os acadêmicos participaram de encontros para conhecer mais sobre a realidade de quem é atendido pelas instituições, realizaram pesquisas, e assim, planejaram os jogos. 

O professor Paulo Sérgio Sausen destaca a adesão dos estudantes ao projeto. “A participação está sendo maravilhosa, eles compraram a ideia e principalmente o viés da inclusão. Para compreender a realidade, visitaram a TEAmor e a Apae, assim puderam entender como trabalhar a inclusão e igualdade. Está sendo proveitoso e produtivo, com muito engajamento”, destacou o professor. 

Os jogos estão sendo desenvolvidos através da plataforma Scratch do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. De acordo com o professor Paulo, ela é utilizada para iniciar o estudo de programação com os estudantes. “É um software que possibilita um processo bastante lúdico. O desafio proposto era justamente desenvolver games de forma inclusiva, para atender tanto os estudantes da TEAmor que possuem o espectro autistia e Apae, que atende pessoas com deficiência intelectual e múltipla”, explica.

Os jogos InAudi; Liquidificador de Palavras; InclusiGame; Perfectsouls Studios; Stonkreators; Aventuras Higiênicas: O Jogo do Banheiro; Freemind; e Recycle Drop, estão sendo finalizados e serão apresentados na V Mostra de Projeto Integrador, no dia 03 de julho, no Espaço + Inovação, às 19h15. Posteriormente, os jogos serão entregues para a Apae e TEAmor. 

Segundo o professor Paulo, a Apae já possui uma sala com computadores, entretanto, a TEAmor não conta com equipamentos eletrônicos. “A TEAmor não tem infraestrutura tecnológica, em conjunto com a Associação escrevemos um projeto para conseguirmos recursos, com o objetivo de montar uma sala tecnológica com computadores e tablets, para que possam utilizar os jogos, pois sem a infraestrutura, não poderão utilizá-los”, conta. 

O projeto foi encaminhado para chamamento público do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e a comunidade também pode auxiliar através da doação de recursos para financiar o projeto. Mais informações podem ser obtidas pelo site da Associação.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.