Unijuí vai sediar a primeira fase da Maratona SBC de Programação; inscrições já estão abertas - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Unijuí vai sediar a primeira fase da Maratona SBC de Programação; inscrições já estão abertas

No dia 2 de setembro, a Unijuí vai sediar, junto ao Espaço + Inovação, a primeira fase da Maratona SBC de Programação - um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e realizado desde 1996. Destinada aos estudantes dos cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação ou áreas afins, a maratona recebe inscrições até o dia 15 de agosto.

Para participar desta fase, é necessário que o técnico do time, ou professor responsável, inscreva o grupo no site do ICPC, na sede da sua região da competição South America/Brazil First Phase. O técnico deve, então, providenciar o pagamento da taxa de inscrição no site do ECOS da SBC, conforme orienta o site oficial do evento, que pode ser consultado em maratona.sbc.org.br/inscricoes.html.

A Maratona SBC de Programação promove nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca por novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. 

Várias Instituições de Ensino Superior desenvolvem competições locais para escolher seus melhores times para competir na Maratona, e não foi diferente na Unijuí. Neste mês de julho, uma maratona de programação foi promovida pelos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software, envolvendo acadêmicos de outros cursos, e serviu como um simulado para o evento oficial. 

Na maratona oficial, os times são compostos por três estudantes, que tentarão resolver durante 5h o maior número possível dos 10 ou mais problemas fornecidos. Eles têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais, etc.) para vencer a batalha contra o relógio e a prova proposta. Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Certos problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos.

Os vencedores da primeira fase partem para a final brasileira, que acontecerá de 19 a 21 de outubro, em Chapecó, Santa Catarina. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.