COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Ciências Biológicas (Bacharelado)

Com o tema ‘Desafios da Vida’, exposição Conhecer para Preservar divulga programação

 

O grupo do Programa de Educação Tutorial (PET), do curso de Ciências Biológicas, está organizando e confeccionando os materiais que serão expostos na 12ª edição da Exposição Conhecer para Preservar, com a tema “Desafios da Vida”. A exposição foi organizada em três núcleos para contemplar a predação, a defesa e a reprodução.

A exposição estará aberta para toda a comunidade a partir do dia 05 de junho e encerrará dia 12 de julho, no Museu Antropológico Diretor Pestana - MADP. As visitas em grupo devem ser agendadas no Museu.

Esta edição é custeada pelo Ministério da Cidadania - Lei do Incentivo à Cultura (PRONAC), pelo Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), pela Associação dos amigos do MADP e pela FIDENE. Este evento é promovido pelo curso de Ciências Biológicas, sob coordenação da professora Francesca Werner Ferreira e com a colaboração de todos os professores do curso.

Confira como foi a preparação:


Curso de Ciências Biológicas realizou aula inaugural sobre Barragens

                     

A aula inaugural do Curso de Ciências Biológicas aconteceu na noite de 13 de março e trouxe como temática “Barragens: Impactos Ambientais e a atuação do Biólogo”. A Bióloga Juliana Boniatti Libardoni Buratti, Egressa dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas da UNIJUI, contou sua experiência profissional em atividades de licenciamento ambiental relacionadas a tais empreendimentos. Além disso, Juliana também falou sobre sua experiência enquanto estudante, bolsista de iniciação científica, estagiária e professora da rede estadual de ensino.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Juliana Fachinetto, a aula inaugural sempre busca assuntos relevantes e atuais que envolvam a área de conhecimento e atuação do Biólogo. Neste ano, o assunto “Barragens” foi escolhido devido a tragédia ocorrida em Brumadinho – MG no final de janeiro.

A noite também contou com atividades integrativas para os novos alunos do curso, homenagem a professores e encerrou com um lanche coletivo.


“O Biólogo e o Mercado de Trabalho” foi tema de palestra na Unijuí

             

A profissão de Biólogo foi regulamentada há cerca de 40 anos, e, desde então, vem ganhando espaço no mercado de trabalho.  Isso ocorre pelo perfil profissional: generalista e de extrema necessidade para o conhecimento e manutenção da vida em todas as suas formas. Este foi um pouco da temática abordada em palestra na noite desta quinta-feira, no Centro de Eventos da Unijuí, intitulada “O Biólogo e o Mercado de Trabalho”, ministrada pela bióloga Daniella Randazzo de Azevedo Braga.

Daniella é bacharel em Ciências com Habilitação em Biologia – Ênfase Fitoquímica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) – Especialta em Educação Ambiental pela UNILASALLE e Bióloga fiscal do Conselho Regional de Biologia da 3ª Região.

Ela abordou sobre legislação profissional (lei, decreto, resoluções); áreas de atuação; instrumentos de ação para atuação profissional; mercado de trabalho; dados da fiscalização profissional no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A profissão e o curso na Unijuí

A profissão de Biólogo figura entre as mais promissoras do (e com) futuro. Cada vez mais, são requisitados profissionais formados com a visão da sustentabilidade, gestão ambiental, biotecnologia e bioinformática aplicadas à saúde e agricultura, dentre outras áreas. Diante desta crescente expansão do mercado de trabalho, o curso de Ciências Biológicas da Unijuí vem reestruturando seu projeto de curso para atender às demandas e formar profissionais cada vez mais qualificados e alinhados às exigências da carreira.

             


'O Biólogo e o Mercado de Trabalho' será tema de palestra na Unijuí

O Centro de Eventos da Unijuí recebe, no dia 25 de outubro, a partir das 19h30min, a palestra “O Biólogo e o Mercado de Trabalho” ministrada pela bióloga Daniella Randazzo de Azevedo Braga.

A palestra abordará os seguintes temas: legislação profissional (lei, decreto, resoluções); áreas de atuação; instrumentos de ação para atuação profissional; mercado de trabalho; dados da fiscalização profissional no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

As inscrições para a palestra poderão ser feitas na página do evento no Portal da Unijuí. Daniella é bacharel em Ciências com Habilitação em Biologia – Ênfase Fitoquímica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) – Especialta em Educação Ambiental pela UNILASALLE e Bióloga fiscal do Conselho Regional de Biologia da 3ª Região.

 O Biólogo e o Mercado de Trabalho

A profissão de Biólogo foi regulamentada a cerca de 40 anos, e desde então, vem ganhando espaço no mercado de trabalho, por ser um profissional generalista e de extrema necessidade para o conhecimento e manutenção da vida em todas as suas formas. Esta expansão deve-se ao aumento constante das possibilidades de atuação do Biólogo, bem como pelas questões mundiais da atualidade. Ela figura entre as profissões mais promissoras do (e com) futuro. Cada vez mais, são requisitados profissionais formados com a visão da sustentabilidade, gestão ambiental, biotecnologia e bioinformática aplicadas à saúde e agricultura, dentre outras áreas.

Diante desta crescente expansão do mercado de trabalho, o curso de Bacharelado em Ciências Biológicas vem reestruturando seu projeto de curso para atender às demandas e formar profissionais cada vez mais qualificados e alinhados às exigências da carreira.

 


Estudantes do Curso de Ciências Biológicas visitam o Parque Estadual do Turvo

No sábado, 08 de setembro, estudantes e professores do curso realizaram uma visita ao Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas. O primeiro e maior Parque do Estado do Rio Grande do Sul, abriga o maior felino das Américas, a onça-pintada. Também é onde localiza-se o Salto do Yucumã, a maior queda d’água longitudinal do mundo, com 1.800 m de extensão. Conta com várias trilhas para observação da fauna e flora, reunindo uma natureza exuberante, cachoeiras e uma parcela de aventura. Durante o dia, o espeleólogo e especialista em Educação Ambiental Luiz Afonso Vaz de Figueiredo, conduziu dinâmicas e atividades para integrar os estudantes à natureza e garantir a diversão. A atividade de campo marcou o encerramento da Semana Acadêmica do curso de Ciências Biológicas que aconteceu entre os dias 31 de agosto a 08 de setembro.


Ciências Biológicas promove semana acadêmica em comemoração ao dia do Biólogo

             

Nesta sexta-feira, dia 31 de agosto, tem início a Semana Acadêmica dos Cursos de Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado. A proposta das atividades foi construída pelos estudantes representantes do Diretório Acadêmico (DABIO) e pela coordenação dos cursos, em referência ao dia do Biólogo, comemorado em 03 de setembro. 

A Semana será dedicada à vivência e integração de diferentes áreas do conhecimento da Biologia, com a discussão de temáticas variadas, oficinas, mini-cursos e atividades de campo.

Para as apalestras, foram convidados biólogos ou profissionais de áreas afins, que vão abordar assuntos como sexualidade e reprodução, envelhecimento populacional, monitoramento de fauna, ilustração científica e espeleologia.

No sábado, 01 de setembro, serão realizadas as oficinas de Observação de Aves, de Fotografia e de Compostagem, ministradas por biólogos, professores e egressos do curso. As três oficinas acontecerão durante o dia, no Instituto Regional de Desenvolvimento Rural – IRDER.

A semana encerra com uma viagem ao Parque Estadual do Turvo, para visitação das trilhas e do Salto do Yucumã, considerado a maior queda d’água longitudinal do planeta. O passeio será coordenado pelo espeleógo, Dr. Luiz Afonso Vaz de Figueiredo, professor do Centro Universitário Fundação Santo André (FSA).

Confira a Programação Completa