Professora e egressa de Ciências Biológicas descobrem uma nova espécie de planta - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Professora e egressa de Ciências Biológicas descobrem uma nova espécie de planta

                  

Na semana passada, o periódico científico internacional Phytotaxa publicou o artigo assinado pela professora do curso de Ciências Biológicas da Unijuí, Dra. Mara Lisiane Tissot Squalli, e pela egressa do curso, hoje mestranda na Universidade de São Paulo – USP, Luana Sauthier, descrevendo uma nova espécie de angiosperma monocotiledônea (Phytotaxa 347, 2018). A nova espécie foi denominada Paepalanthus thomasianus Tissot-Sq. & Sauthier, em homenagem ao professor Dr. Thomas Stützel, botânico da universidade alemã Ruhr Universität Bochum, que há décadas estuda as Eriocauláceas, tendo contribuído de forma relevante para o conhecimento das plantas brasileiras dessa família.

P. thomasianus é nativa do estado de São Paulo e conhecida por apenas uma população, o que a coloca na categoria de Criticamente Ameaçada de Extinção (CR), de acordo com os critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza - IUCN (2016). A população foi encontrada há mais de dez anos, porém as buscas por outras populações e os estudos necessários para a descrição da nova espécie só foram concluídos agora.

Recentemente, estas mesmas autoras publicaram a descoberta de outra espécie desse grupo de plantas, P. altamirensis Tissot-Sq. & Sauthier (Phytotaxa 299, 2017), nativa de Minas Gerais e igualmente ameaçada de extinção.

Nos últimos anos, um grupo de pesquisadores e estudantes do curso de Ciências Biológicas tem se dedicado ao estudo das plantas da família Eriocaulaceae, com resultados muito promissores.

Nesse âmbito, a Dra. Mara colabora com o projeto nacional Flora do Brasil 2020, que objetiva cumprir a Meta 1 estabelecida pela Estratégia Global para a Conservação de Plantas (GSPC-CDB) para 2020, com a divulgação de descrições, chaves de identificação e ilustrações para todas as espécies de plantas, algas e fungos conhecidos para o país. O projeto Flora do Brasil 2020 é parte integrante do Programa Reflora e conta no momento com quase 700 pesquisadores trabalhando em rede para a elaboração das monografias. Saiba mais.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.