Semana do Meio Ambiente conta com limpeza no Arroio Espinho, ao longo da Trilha Vó Preta - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Semana do Meio Ambiente conta com limpeza no Arroio Espinho, ao longo da Trilha Vó Preta

Dentro da programação da Semana Mundial do Meio Ambiente da Unijuí, o Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) e o Programa de Educação Tutorial - PET Biologia realizaram na tarde desta sexta-feira, 3 de junho, a limpeza das margens e do Arroio Espinho, que se desloca ao longo da Trilha Vó Preta. Além disso, foi instalada uma ecobarreira no curso d'água, próxima à Rua Guilherme Timm, com o intuito de evitar que o lixo entre na Área de Preservação Permanente (APP).

De acordo com a professora Juliana Maria Fachinetto, do curso de Ciências Biológicas da Unijuí, o campus possui uma localização privilegiada em termos de biodiversidade e áreas naturais. “É um espaço que detém recursos hídricos e APPs diversas, como a Trilha Vó Preta. Sem contar as áreas verdes planejadas, como os jardins temáticos”, comenta.

Guardar em seu espaço belezas naturais como as que a Universidade possui gera uma responsabilidade de cuidado, que seguidamente é trabalhada junto com a comunidade. “Ter áreas preservadas no ambiente de trabalho e de estudo é fundamental para toda a comunidade acadêmica, pois esta relaciona-se à saúde e bem-estar, permitindo um espaço de convivência agradável, que pode ser usufruído também por toda sociedade”, afirma a professora.

A programação do evento segue até segunda-feira, 6 de junho, quando ocorre no Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP), às 15h, a abertura da exposição Conhecer para Preservar: crise climática, que ficará exposta durante todo o mês de junho. “É algo que estamos vivenciando como, por exemplo, o excesso ou escassez de chuva e a súbita mudança de temperatura”, salienta.

Segundo a professora Juliana, a Semana Mundial do Meio Ambiente da Unijuí busca impactar positivamente os participantes. “As atividades foram pensadas para trazer temas de relevância para a sociedade, que pudessem atingir da melhor maneira a comunidade da Unijuí”, finaliza. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.