Professora da UNIJUÍ palestra em evento de formação em educomunicação - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Professora da UNIJUÍ palestra em evento de formação em educomunicação

Coordenadora do projeto Rádio na Escola falou sobre os desafios na implantação das rádios escolares

A professora Vera Raddatz, do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC) e coordenadora do Projeto Rádio na Escola da UNIJUÍ, foi palestrante no último dia 16, na Escola Estadual Érico Veríssimo, em Santa Maria. A palestra integrou a programação do Curso de Formação de Educomunicadores, promovido pela 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Centro Marista de Inclusão Digital (CMID) e Rádio Comunitária Caraí, que são os coordenadores do projeto Rádio na Escola naquela região.

Este foi o sexto de uma série de encontros que vem sendo realizados com o objetivo de capacitar os professores da rede estadual para projetos interdisciplinares que aliem conteúdos curriculares ao uso das mídias. Educadores de 16 escolas da região participam dos encontros, que começaram no mês de agosto.

Para o módulo desta semana, além de Vera Raddatz, da UNIJUÍ, participou do evento Eveline Eberle, da 36ª CRE de Ijuí. A educadora apresentou experiências realizadas em algumas escolas de abrangência da 36ª CRE, através da mostra de produções dos alunos e da metodologia de trabalho, que envolve variadas oficinas sobre a prática radiofônica e, também, o planejamento das emissoras dentro do ambiente escolar.

A professora Vera Raddatz, que em maio deste ano, esteve presente no I Encontro de Educomunicação da Região Sul (Educom Sul), realizado em Santa Maria, sob a coordenação do Projeto Rádio Escola, falou de suas pesquisas no campo da educomunicação, abordando os desafios e as implicações na implantação das rádios escolares. Conforme explicou a educadora, a rádio escolar é uma forma de aproximar os campos da comunicação e da educação, integrando a escola ao quotidiano dos estudantes, desenvolvendo o senso crítico e a autonomia dos jovens. Aqui na região, o projeto Rádio na Escola é desenvolvido por meio de parceria entre a UNIJUÍ, a 36ª Coordenadoria Regional de Educação e a Secretaria Municipal de Educação.

O sétimo encontro do Curso de Formação de Educomunicadores acontece na próxima terça-feira, 23, na Rádio Comunitária Caraí. Na ocasião, o coordenador da emissora, Paulo Rodrigues, contará a sua experiência e explicará aos professores sobre o planejamento e o gerenciamento de um veículo de comunicação comunitária.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.