Estudantes de Jornalismo debatem sobre os veículos de comunicação da UNIJUÍ - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes de Jornalismo debatem sobre os veículos de comunicação da UNIJUÍ

 

Participaram do encontro com a turma de Redação I Fabiana do Prado Sánchez da Usina de Ideias e Fernando Goettems, Jornalista da Coordenadoria de Marketing da Unijuí.

A turma de Redação Jornalística do curso de Comunicação Social da UNIJUÍ, ao convite do professor Marcio Granez, recebeu no prédio K os egressos do curso de Jornalismo da Universidade Fabiana e Fernando.

O objetivo foi um bate-papo para falar a respeito dos veículos de comunicação que a universidade possui e as oportunidades que o curso apresenta para os alunos. A conversa girou em torno de matérias jornalísticas, pautas, dicas e sites de informações. Entre muitos tópicos abordados, os egressos ressaltaram a importância de buscar a opinião de fontes externas para uma boa matéria e a criatividade na hora de pautar um assunto, de forma que haja um aprofundamento da notícia.

Questionado sobre a importância de redigir matérias para os sites da UNIJUÍ já no início do curso, Fernando Goettems destaca: “Acredito que a prática jornalística seja tão importante quanto ler e estudar na área. Por isso, logo nos primeiros semestres, praticar jornalismo ao mesmo tempo em que se está cursando a faculdade auxilia no amadurecimento do futuro jornalista. É uma área que exige, além dos conhecimentos de sala de aula, muito esforço, muitos desafios diários, e, quanto mais o estudante praticar durante o curso, mais etapas ele vai avançar na prática jornalística.”

Já Fabiana Sánchez explica como era no período em que ela estava cursando jornalismo: “Quando eu era acadêmica de Jornalismo, as disciplinas de redação eram voltadas à produção de jornais laboratório. No componente curricular de Redação I criávamos o jornal, a linha editorial, e depois fazíamos a produção. Em Redação II escrevíamos para o jornal "O Barata", que era publicado periodicamente e circulava pelo câmpus. O projeto da Agência de Notícias, em que os acadêmicos produzem matérias destinadas aos canais de comunicação da Unijuí, foi criado em 2014. A turma de Redação I do primeiro semestre de 2015 é a segunda a participar da Agência de Notícias.  A experiência de escrever para um jornal laboratório e a de produzir matérias para o Comunica ou para o blog da Usina de Ideias são muito enriquecedoras.”

Texto: Daniella Rigodanzo Koslowski, estudante de Jornalismo da UNIJUÍ.



Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.