Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda recebem alunos da Escola Margarida Pardelhas, de Cruz Alta - Unijuí

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Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda recebem alunos da Escola Margarida Pardelhas, de Cruz Alta

Estudantes do 2º Ano da Escola Estadual de Educação Básica Margarida Pardelhas, de Cruz Alta, realizaram uma visita à Unijuí na manhã desta terça-feira, 30 de agosto. O objetivo dos alunos é elaborar um curta-metragem sobre refugiados, a partir do seu projeto interno denominado Gritos de Paz. Para ampliar os conhecimentos que envolvem a produção do curta, os estudantes foram recebidos pelos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí, no Centro de Eventos da Universidade.

Pela manhã, os alunos participaram de duas oficinas, uma de entrevista e outra de vídeo. No turno da tarde, os estudantes se desafiaram a aprender recursos de roteiro, edição e fotografia, que também agregarão no momento em que os curtas começarem a ser produzidos.

Segundo a coordenadora de ambos os cursos, professora mestre Rúbia Beatriz Schwanke, o primeiro contato entre os cursos de comunicação da Unijuí com o projeto Gritos de Paz ocorreu no Profissional do Futuro deste ano. “Durante o evento, eles nos procuraram e contaram sobre a iniciativa que estavam começando a trabalhar na escola”, conta.

A professora Vanessa Falconi Bastolla, da Escola Margarida Pardelhas, entrou em contato com Rúbia, explicando que a ideia era a produção de um curta-metragem sobre os refugiados e que os alunos precisariam de auxílio dos cursos para aperfeiçoar as habilidades necessárias para elaborar o filme. “Após a professora Vanessa relatar os objetivos do projeto, a gente começou a estruturar esse momento. Inicialmente a ideia era trabalhar com grupos menores, mas esse aulão com todos trabalhando em conjunto iria funcionar melhor e está funcionando”, salienta Rubia.

Segundo Vanessa, o projeto Gritos de Paz busca desenvolver uma visão crítica nos alunos. “O projeto nasceu quando decidimos trabalhar a formação dos professores abordando a situação da guerra entre Ucrânia e Rússia. Então, a partir disso, nós, professores, nos reunimos e pensamos de que forma a gente poderia integrar o contexto atual, vinculando a essa proposta de vídeo”, salienta Vanessa. 

Na sequência, os professores propuseram aos seus estudantes a leitura de um livro intitulado “Layla, a menina síria” e a conceituação de termos como refugiado e direitos humanos. “Na cabeça de muitos, o termo ‘refugiado’ significa somente pessoas que saíram de um local em guerra. O termo vai além e trata de outros motivos sociais e econômicos. Frisamos bem isso para que eles entendessem o que é um refugiado e para que, após a visita à Unijuí, pudessem iniciar a atividade”, completa. 

Além da professora Vanessa, os alunos estiveram acompanhados das professoras Alessandra Bertão Ribas e Elza Elisabeth Maran Queiroz da Silva, e da supervisora Jaqueline Chesani. Eles tiveram contato com ferramentas como o chroma key, microfones e câmeras. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


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