Estudante de Publicidade aborda comunicação interna inclusiva para surdos em TCC - Unijuí

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Estudante de Publicidade aborda comunicação interna inclusiva para surdos em TCC

Desde o início da graduação em Publicidade e Propaganda na Unijuí, Letícia Schneiders identificou-se com a área da comunicação interna. Para ela, poder transformar o ambiente empresarial em um local onde os colaboradores sintam-se engajados e motivados a faz acreditar na profissão. E foi por meio de uma experiência profissional que Letícia optou por pesquisar em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a comunicação interna inclusiva. 

“Na empresa onde eu trabalhava havia vários surdos. Notei que a comunicação ainda não era acessível para eles. Por isso, resolvi usar este desafio como peça de estudo para realizar meu TCC, com o objetivo de usar a comunicação interna também como instrumento de inclusão”, contou. Para o desenvolvimento do projeto experimental intitulado de “Comunicação interna inclusiva para surdos em uma empresa do setor agrícola”, Letícia utilizou pesquisas bibliográficas e entrevistas. 

“Os surdos utilizam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e precisam se comunicar através dela, um direito que foi conquistado. Criei três materiais de comunicação que auxiliam na instrução de como garantir a interpretação sempre dentro dessa empresa: um e-book, um sinalário e um vídeo. A inclusão é um trabalho contínuo e esse projeto é só uma parte disso. Mas mesmo fazendo um pequeno movimento, consegui voltar os olhares e pensamentos para essa causa que, por vezes, passa despercebida. Isso é importante. Causar a reflexão e a partir dela buscar mudanças”, pontuou a formanda que já atua na área, trabalhando com Endomarketing. Após a formatura, Letícia pretende seguir especializando-se na área.


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