Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí retomam a realização do Festicom - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí retomam a realização do Festicom

Após cinco anos, o Festival de Comunicação - Festicom retornou à programação dos cursos de Jornalismo e Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda da Unijuí.  Com o apoio da agência experimental Usina de Ideias e do Diretório Acadêmico de Comunicação - Dacom, o evento foi realizado na noite desta quarta-feira, 12 de abril, no Centro de Eventos da Unijuí, campus Ijuí.

O objetivo do evento é estimular a produção de trabalhos com qualidade e criatividade, além de divulgar os estudantes, que são integrados a profissionais da área, por meio do júri das categorias competitivas. 

Nesta edição, o regulamento do Festicom foi adequado ao regulamento da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação - Expocom, premiação do Intercom, destinada aos melhores trabalhos experimentais produzidos por estudantes da área da Comunicação. 

A realização do evento no primeiro semestre letivo teve como objetivo  possibilitar a indicação dos trabalhos vencedores do Festicom ao Expocom. “A motivação é mostrar os cursos, mostrar a qualidade das produções dos alunos e também, no caso, ter mais trabalhos selecionados já escritos dentro dos moldes do Expocom. Queremos garantir inscrições no Expocom e mostrar para o Estado e para o País aquilo que está sendo produzido aqui na Universidade, pelos nossos fantásticos estudantes”, explica a coordenadora dos cursos  de Jornalismo e Comunicação Social - habilitação Publicidade e Propaganda, professora Rúbia Schwanke.

O prêmio Festicom é dividido em três categorias: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Produção Transdisciplinar em Comunicação e suas respectivas modalidades. Cada trabalho foi avaliado pelo júri a partir de critérios de adequação do trabalho na modalidade onde está inscrito, e a partir da criatividade e da inovação, viabilidade e aplicabilidade desse trabalho no mercado, além da qualidade quanto às questões éticas, técnicas e estéticas.

O evento é resultado das produções dos estudantes e motivo de celebração para os cursos. “Realizar esse evento mais uma vez, para nós, é muito importante. Porque ele é um evento tradicional dos nossos cursos, acontece desde o ano de 2001, acontecia todos anos, mas, em função da pandemia, acabou não se realizando nos últimos tempos”, afirma a coordenadora Rúbia. 

Com o retorno do evento universitário, os estudantes e professores também têm grandes expectativas para o Expocom de 2023, o Intercom Sul. A nossa maior alegria vai ser ter mais trabalhos indicados nas diferentes categorias que contemplam o Expocom”, conta Rúbia. Isso abre portas, abre mercado e engrandece o currículo dos alunos. Então as nossas expectativas são as maiores e melhores possíveis”, finaliza a coordenadora dos cursos de Comunicação da Unijuí. 

O evento teve em sua programação a apresentação dos trabalhos participantes da Mostra Competitiva e a cerimônia de premiação aos vencedores, que foram avaliados por dois jurados em cada uma das três categorias.

Confira os vencedores:

Na categoria Jornalismo:

Modalidade Reportagem para jornalismo impresso:

1° lugar: “O voto e a decisão de votar: aos 92 anos, Annita exerce seu direito ao voto e traz mensagem de liberdade”, de Keila Rosa.

2° lugar: "Voluntariado: amor, dedicação. Liga de combate ao câncer Panambi - um trabalho de solidariedade", de Vitória da Pieve.

“Representatividade estética afro em Ijuí’, de Maximus Hernández.

Categoria Publicidade e Propaganda:

Modalidade Spot:

1° lugar: “Doação de órgãos”, de Mozara Sandri, Brenda Berwanger, Letícia Schneiders, Mariane Martins.

2° lugar: “Spot Red Bull”, de Brenda Berwanger e Letícia Schneiders.

Categoria Produção Transdisciplinar em Comunicação:

Modalidade Ficção em áudio e rádio:

1° lugar:  “PROJETO SARIACAST”, de Nícolas Barcelos, Maximus Hernández e Gabriel Côrtes.

Modalidade Comunicação e Inovação:

1° lugar: “Projeto Foto e Vídeo Platio”, de Giordano Cardoso Toniazzo. 

Modalidade Produção Multimídia.

1° lugar: “Alguém que Escute”, de Amanda Buchner do Amaral e Andressa Buchner do Amaral.

2° lugar: “Série Mundo Pop”, de Krislaine Baiotto, Kalani Vargas, Karin Alessandra Müller, Luiza Aparecida Ribeiro da Rosa, Luiza Gabriela Immich, Nicole Kieling.

Modalidade Projeto de Comunicação Integrada.

1° lugar: “Campanha Apae Ijuí”, de Brenda Berwanger, Evelin Ramos, Gabriel Jaskulski, Letícia Schneiders, Márcio Mayer e Mozara Sandri.

2° lugar: “Assessoria de Comunicação Unimed: um elo com os cooperados”, de Krislaine Angonese Baiotto, Karin Alessandra Müller, Luiza  Ribeiro, Luiza Gabriela Immich, Nicole Kieling.

Modalidade Fotografia Artística:

1° lugar: “Surrealismo”, de Andressa Amaral.

2° lugar: “Personalidade Dividida”, de Keila Rosa e Bruna Dourado Stieler

Modalidade Ensaio Fotográfico:

1° lugar: “Sessão Fotográfica de Moda”, de Amanda Amaral e Gabriela Taborda.

Por Ana Bazana, Andressa do Amaral e Keila da Rosa, acadêmicas de Jornalismo.

Fotos por Martina Dutra Neubauer, acadêmica de Jornalismo.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.