Curso de Publicidade e Propaganda da Unijuí é o único do interior do Estado com conceito 5 no Enade - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Publicidade e Propaganda da Unijuí é o único do interior do Estado com conceito 5 no Enade

O curso de Publicidade e Propaganda da Unijuí é nota máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), sendo o único do interior do Rio Grande do Sul no qual os estudantes obtiveram o conceito 5. O curso se classifica em terceiro lugar, em nota, na avaliação de todas as universidades do Estado.

O Enade é um dos pilares do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). É uma prova realizada pelo Governo Federal que tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes em cursos de graduação, focando nas habilidades e competências adquiridas ao longo de sua formação acadêmica. Trata-se de um indicador essencial para aferir a qualidade do Ensino Superior oferecido pelas instituições de ensino no Brasil. 

No Rio Grande do Sul, entre os 21 cursos de Graduação em Publicidade e Propaganda avaliados, o curso da Unijuí se destacou entre as instituições privadas, conquistando o segundo melhor desempenho. Apenas quatro cursos alcançaram a nota máxima no RS e somente o da Unijuí está localizado no interior do Estado, enquanto os demais são ofertados na cidade de Porto Alegre. 

“Isso reafirma a capacidade da Universidade em produzir e difundir conhecimento, formando profissionais com excelência técnica, e reitera nosso compromisso constante com a excelência e desenvolvimento da região”, evidenciou a vice-reitora de graduação da Unijuí, Bruna Comparsi.

A professora e coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda, Nilse Maldaner, avalia o bom desempenho: “O curso de Publicidade e Propaganda da Unijuí tem alcançado bons resultados nos processos de avaliação, sendo que pela segunda vez os alunos obtêm a nota 5 no Enade. Isso mostra que temos um bom currículo, conseguimos nos manter atualizados e fazer com que nossos alunos tenham as competências necessárias para atuar no mercado profissional, tanto que temos egressos trabalhando na nossa região, em grandes centros e, inclusive, fora do país.”

A egressa do curso de Publicidade e Propaganda, Vitória Patias, uma das representantes do curso na atribuição da nota, destacou o desafio imposto nas questões de argumentação e interpretação de texto da prova, mas evidencia como a graduação a preparou para esse momento. 

“Não foi tão desafiadora quanto imaginei que seria, pois o curso sempre nos preparou com seus debates e discussões em salas de aula, provas e também trabalhos práticos, trazendo a possibilidade de podermos nos preparar durante toda a graduação para um momento importante como esse, onde são aplicados os conhecimentos obtidos em sala de aula”, destacou Vitória. 

O relatório do curso refletiu essa satisfação entre os estudantes com a formação recebida. Nesse sentido, 82% dos estudantes indicaram que os conteúdos abordados nas disciplinas do curso contribuíram significativamente para sua atuação em estágios ou atividades de iniciação profissional, superando a média nacional para o curso, que foi de 48%. 

No mundo dinâmico que vivemos hoje, a comunicação se tornou um elemento essencial e, nesse cenário, a Unijuí oferece com o curso de Publicidade e Propaganda uma formação abrangente, preparando os estudantes para atuarem na gestão e comunicação de marcas, pesquisa e análise de dados, criação e produção de campanhas publicitárias, narrativas e conteúdos de marca, para formatos multiplataformas, além de definir estratégias de mídias e de conexões da marca com os seus públicos, com foco no ambiente digital.

O mundo do trabalho atual exige profissionais capacitados e a demanda por profissionais na área de Publicidade e Propaganda é mais evidente do que nunca. Esta necessidade abrange não apenas a esfera pessoal, mas também o posicionamento estratégico de instituições e a disseminação eficaz de informações de maneira apropriada”, reforçou a vice-reitora de graduação. “Percebemos essa demanda pela procura de indicação de profissionais e estagiários que recebemos quase que semanalmente na coordenação do curso. Ou seja, o mercado está em busca de publicitários qualificados em boas universidades, como a Unijuí”, complementa a coordenadora do curso.

Por Keila Rosa, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.