Semana da Procuradoria Geral do Estado tem início na UNIJUÍ - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Semana da Procuradoria Geral do Estado tem início na UNIJUÍ

A 1ª Semana da Procuradoria Geral do Estado teve início na noite de segunda-feira, 1º, no Salão de Atos do campus da UNIJUÍ, com a palestra “O papel institucional da Procuradoria Geral do Estado nas efetivações dos direitos humanos”, com o procurador e presidente da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos Humanos (Porto Alegre), Carlos D’Elia.

A solenidade de abertura do evento contou também com a presença do presidente da Associação dos Procuradores, Telmo Lemos Filho, que falou sobre a parceria entre UNIJUÍ e Procuradoria Geral do Estado (PGE). “Este evento é o momento de trazer a procuradoria para dentro da comunidade acadêmica, aproveitando o trabalho realizado e compartilhando o conhecimento e a experiência profissional”, destaca Lemos.

D’Elia ressaltou a trajetória da conquista dos direitos humanos e os avanços necessários nesta área. “Os direitos humanos é um tema bastante amplo, mas podemos afirmar que sempre são transversais na perspectiva do Estado. No Brasil, boa parte dos direitos humanos estão na constituição de 1988. Os direitos civis e políticos estão mais consolidados nos países do ocidente, enquanto os direitos sociais e culturais sofrem algum atraso em relação aos outros países. Isso tem haver com tudo que foram estas lutas internacionais no processo de construção dos Direitos Humanos, que começa com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O Brasil tem muito a consolidar em todas as dimensões do Direito e é papel da PGE defender os interesses do Estado, quanto mais orientados e permeados o olhar e a atuação da PGE”, afirma o procurador.

O evento também acontece no campus Três Passos, com início nesta terça-feira, 2, com a mesma palestra de abertura do evento em Ijuí.

O evento prossegue até quinta-feira, 4 de outubro. Com palestras todas as noites. Confira a programação.


 


 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.