COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Direito (Bacharelado)

UNIJUÍ realiza “Sessão Simulada” no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rosa

Na noite desta terça feira, dia 15 de maio, os alunos da disciplina de Direito Constitucional II, do Curso de Graduação em Direito da UNIJUIÍ, ministrada pela professora Joice Graciele Nielsson, participarão de uma atividade denominada "Sessão Legislativa Simulada", que acontecerá no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Rosa. 

A atividade tem por objetivo aprimorar a aprendizagem teórica da Constituição Federal Brasileira, desenvolvida em sala de aula, que aborda os estudos dos Poderes da Federação, dentre os quais o Poder Legislativo e o processo de elaboração, apreciação e aprovação das leis que são objeto de trabalho dos profissionais do Direito.

Neste sentido, a atividade alia conhecimento teórico com a prática acadêmica. Isto porque, os alunos ficaram responsáveis, previamente, pela elaboração dos Projetos de Leis que serão apreciados na sessão, seus respectivos pareceres de Constitucionalidade e da Comissão Temática, e durante a atividade prática, poderão se manifestar a respeito, e ao final, votar, respeitados os procedimentos constitucionais, pela aprovação ao não do mesmo.


Nova parceria promove atividade de educação para a paz

 


Para acolher de modo especial os alunos doo primeiro ano do ensino médio em 2018, a Escola Técnica Estadual 25 de Julho promoveu, em parceria com o projeto de extensão Cidadania para Todos da UNIJUÍ, nos dias 11, 12 e 16 do  mês de abril, quatorze círculos de Construção de Paz e Fortalecimento de Vínculos, envolvendo professores e mais de 400 alunos matriculados nas turmas ingressantes do educandário.

A atividade buscou oportunizar aos alunos um espaço diferenciado de diálogo, participação e empoderamento, propiciando aos envolvidos a discussão sobre valores civilizatórios, histórias de vida e perspectivas de inserção no espaço escolar, com vistas a disseminação da cultura da paz e a não violência.

O evento desenvolveu-se em três momentos diferentes, envolvendo as turmas dos turnos da manhã, tarde e noite, com a realização simultânea de círculos restaurativos, organizados e facilitados por uma equipe de mais de 15 profissionais. Dos círculos resultou uma produção coletiva denominada “Arvore das Atitudes” na qual cada participante deixou, voluntariamente, uma espécie de compromisso pessoal em relação à promoção da Paz no espaço da Escola.

As atividades, que tem como objetivo promover a cultura da paz e fortalecer vínculos e relacionamentos. Foram organizadas a partir de projeto de educação para a cidadania e para os direitos humanos, desenvolvido em parceria pela ETE 25 de Julho e os cursos de Direito e Psicologia da UNIJUÍ desde o ano de 2017. 

Também inserem-se no conjunto de eventos organizados a partir do programa “Justiça para o Século XXI”  em implantação no município de Ijuí, e que envolve  o Poder Judiciário, Ministério Público,  Poderes Executivo e Legislativo, 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Defensoria Pública, SUSEPE e UNIJUÍ e a partir do qual foi promovido o Curso de Formação de Facilitadores em Justiça Restaurativa realizado em Ijuí no mês de fevereiro de 2018, com a formação de 50 facilitadores em Círculos de Construção de Paz.


Campus Santa Rosa sedia 3º Congresso Nacional: Jurisdição, Democracia e Direitos Humanos

O 3º Congresso Nacional: Jurisdição, Democracia e Direitos Humanos está sendo realizado durante essa semana no Campus Santa Rosa, pelo curso de Direito da UNIJUÍ. A programação teve início na noite de segunda-feira, dia 07, com a apresentação de mais de 40 trabalhos elaborados pelos estudantes, professores e mestrandos da Universidade e Instituições de Ensino Superior da região.

Na noite de hoje, terça-feira, a atividade desenvolvida contemplou a palestra “Crimes Informáticos e suas vítimas”, com o Doutor em Direito pela FADUSP, professor Spencer Toth Sydow.

Na oportunidade, Spencer trouxe aos estudantes o histórico de como chegou ao estudo do Direito Penal Informático, destacando quais as dificuldades, os problemas institucionais em relação à área: acadêmica, de imprensa, de advogados, de faculdades, legislativos e judiciários. Pois, segundo o palestrante, trata-se de uma área relativamente nova no ramo do Direito.

A programação do 3º Congresso Nacional terá sequência na noite de quarta-feira, dia 09, com a temática, “A proteção jurídica dos indígenas no Brasil – da política indigenista a realidade”, com a professora Thaís Luzia Colaço e, na mesma noite, o professor Samuel Mânica Radaelli debaterá “Os desafios do pensamento constitucional latino-americano”. Na última noite do evento, quinta-feira, dia 10, o Defensor Público André Castanho Girotto dará destaque ao tema: “ A necessidade de uma nova leitura do sistema prisional brasileiro”.

Durante o evento os participantes também poderão contemplar a exposição itinerante de fotografias “Comunidades Indígenas no Rio Grande do Sul”, projeto desenvolvido pelo Museu Antropológico Diretor Pestana. A exposição está localizada no Hall do Bloco C, do Campus Santa Rosa


Semana Jurídica no Campus Três Passos proporciona debates críticos sobre a área

                  

Com o objetivo de promover o debate e envolver os estudantes do curso de Direito do Campus Três Passos na discussão de assuntos atuais da área, está sendo realizada a 25ª Semana Jurídica.

De acordo com a coordenadora do curso de Direito do Campus Três Passos, professora Márcia Cristina de Oliveira, eventos como a semana jurídica complementam o estudo em sala de aula. “Contribui para que possamos construir um pensamento crítico, para também conciliarmos e aprofundarmos os conteúdos que são trabalhados no dia a dia, em sala de aula, com os estudantes. Estamos trazendo pessoas de renome em suas áreas de trabalho”, observa.

A programação iniciou na última quinta-feira, 03 de maio, com a palestra “Reforma da Previdência: ainda está em pauta?”, realizada pela Dra. Jane Berwanger, com a coordenação dos trabalhos feita pela professora Nelci Meneguzzi.

Nesta segunda-feira, dia 07, teve continuidade com a palestra “Processo penal e os desafios da democracia”, com o Dr. Aramis Nassif e coordenação do professor Sérgio Pires.

A programação segue nesta terça-feira, dia 8, com a exibição do filme "Presídio Central" e debate com a participação do Padre Rudinei da Rosa (APAC Três Passos). Na quarta-feira, dia 9, o tema abordado será Crimes na Internet, por Dr. Spencer Toth Sidow e coordenação de Tiago dos Santos da Silva. Na sexta-feira, dia 11, encerrando a programação da 25ª Semana Jurídica do Campus Três Passos, será realizada uma apresentação dos trabalhos do Centro Acadêmico de Direito e do Coral da Unijuí.


Curso de Direito participa de Seminário de Educação e Intercultura

No dia 04 de maio,  o trabalho acadêmico  "Mediação de conflitos e o cenário escolar: a experiência do projeto de extensão universitária do curso de direito da UNIJUÍ, campus Santa Rosa", de autoria das estudantes  Júlia Gabriele Fester e Juliana Eduarda Hermann e das professoras do Curso de Graduação em Direito da UNIJUÍ Fernanda Serrer e Francieli Formentini foi apresentado no III Seminário de Educação e Intercultura: contribuições para a educação contemporânea, realizado na cidade de Três de Maio.

O trabalho foi elaborado a partir da experiência vivenciada no projeto de extensão “Conflitos Sociais e Direitos Humanos: alternativas adequadas de resolução e tratamento”, desenvolvido pelo Curso de Direito da UNIJUÍ desde o ano de 2011. 

Nos dois últimos anos, o projeto tem desenvolvido um trabalho contínuo no âmbito escolar, buscando contribuir para a formação de um ambiente escolar pacífico, de compreensão, aceitação e valorização das diferenças.

De acordo com a professora Francieli, o projeto se propõe a criar, a partir de uma linguagem mediada pelo sujeito - plural, complexa e dialógica - uma cultura de paz na qual os jovens percebam-se capazes de exercer a sua cidadania, bem como realizar a gestão dos conflitos a partir do diálogo. Além disso, busca promover uma educação inclusiva, democrática que tem na igualdade e no reconhecimento dos direitos e deveres fundamentais as balizas para o estabelecimento e/ou restabelecimento do diálogo entre os estudantes e entre os estudantes e os professores, visando uma comunicação capaz de fomentar a geração de ações, práticas e projetos comuns voltados à concretização de um espaço escolar e comunitário de pertencimento e de encontros intersubjetivos qualificados pela descoberta dos interesses comuns.

Além do trabalho desenvolvido em escolas e em outros espaços da comunidade, o projeto de extensão desenvolve atividades junto ao Escritório Modelo do Curso de Direito da Unijuí. A solução de conflitos por meio da mediação pré-processual é mais uma opção que o Curso de Direito da UNIJUÍ oferece à comunidade. O Escritório Modelo está localizado na Avenida Rio Branco, 657 – sala 201, telefone para contato: 3511-2111.

 


Curso de Direito Três Passos inicia Semana Jurídica com palestra sobre Reforma da Previdência

               

Nesta quinta-feira, dia 3 de maio, teve início a 25ª Semana Jurídica do Campus Três Passos. A programação, que será realizada até o dia 11 de maio, iniciou com uma palestra sobre o tema “Reforma da Previdência: ainda está em pauta?”, realizada pela Dra. Jane Berwanger, com a coordenação dos trabalhos feita pela professora Nelci Meneguzzi.

No dia 7 de maio, segunda-feira, dando continuidade à programação, a palestra abordará a temática “Processo penal e os desafios da democracia”, com o Dr. Aramis Nassif e coordenação do professor Sérgio Pires. A programação segue na terça-feira, dia 8, com a exibição do filme "Presídio Central" e debate com a participação do Padre Rudinei da Rosa (APAC Três Passos). Na quarta-feira, dia 9, o tema abordado será Crimes na Internet, por Dr. Spencer Toth Sidow e coordenação de Tiago dos Santos da Silva.

Na sexta-feira, dia 11, encerrando a programação da 25ª Semana Jurídica do Campus Três Passos, será realizada uma apresentação dos trabalhos do Centro Acadêmico de Direito e do Coral da Unijuí.