COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Direito (Bacharelado)

Workshop debate as possibilidades que a pesquisa jurídica proporciona na Universidade

A Unijuí sediou durante a noite de quinta-feira (27), no Campus Santa Rosa, o Workshop, "A pesquisa jurídica na Unijuí: da iniciação científica ao doutorado", que possibilitou aos estudantes do Curso de Direito, egressos e profissionais da área conhecerem esse universo.

O workshop envolveu estudantes da graduação, que participam dos projetos de pesquisa e extensão oferecidos pelo curso de Direito, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Unijuí.

De acordo com a professora do curso de Direito Joice Graciele Nielsson, que também mediou as atividades do workshop, os participantes falaram sobre a trajetória na pesquisa, na extensão e a organização dos grupos de pesquisa e de projetos. “O objetivo foi divulgar para os alunos às possibilidades que a Unijuí, enquanto Universidade oferece aos graduandos, realizando uma troca de experiência e sanando dúvidas, em relação ao tema. Bem como, incentivar os acadêmicos acessarem projetos, de forma voluntária ou com bolsas de pesquisa e extensão”, ressalta a professora.

A atividade foi organizada pelo curso de Graduação em Direito, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito e Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos.   


Unijuí participa da IV Mostra de Extensão e Cultura

O projeto de Extensão da Unijuí, Cidadania para Todos, vinculado ao Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais, participou da IV Mostra de Extensão e Cultura (SEMEA), evento promovido pela Universidade da Fronteira Sul, Campus Chapecó, nos dias 18 e 19 de junho.

O evento teve o objetivo de promover a inter-relação entre extensão, pesquisa e fortalecer a mobilização e a interação entre a Universidade e comunidade. As estudantes e bolsistas do projeto, Bruna Gubiani, Joana Goi e Marina Della Mea, orientadas pela professora Ester Eliana Hauser, apresentaram dois banners com temáticas trabalhadas nas atividades do projeto.

A professora Fabiana Fachinetto também representou a Unijuí com a apresentação de dois banners falando sobre as experiências no projeto Conflitos Sociais e Direitos Humanos que trata sobre alternativas adequadas de resolução de conflitos.

 

 


Estudantes da Unijuí realizam visitas em espaços diferenciados de prática jurídica

Nos dias 13 e 14 de junho estudantes do Curso de Graduação em Direito da Unijuí dos Campi Santa Rosa e Três Passos realizaram viagem de estudos a Porto Alegre, acompanhadas das professoras Francieli Formentini, Fernanda Serrer e Márcia de Oliveira.

Os estudantes realizaram visita a Escola Superior do Ministério Público, no dia 13, local em que participaram de uma palestra sobre a atuação do Ministério Público na Defesa dos Direitos Coletivos. Na ocasião também visitaram o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e assistiram a sessão didática realizada pela 22ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RS, com pauta de um total de 312 processos. A sessão foi conduzida pelo Presidente do Colegiado Desembargador Francisco José Moesch, acompanhado da Desembargadora Marilene Bonzanini e do Desembargador Miguel Ângelo da Silva. Ainda compõem o colegiado o Desembargador Luiz Felipe Silveira Difini e Juíza-Convocada Marlene Marlei de Souza. Também integraram a sessão o grupo Júlio César da Silva Rocha Lopes e o Secretário de Câmara Artur Damazio.

No dia 14 de junho, os acadêmicos estiveram na Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do RS (FESDEP). Na oportunidade o Diretor Cultural da Instituição e Defensor Público, José Augusto Medeiros, falou sobre a Escola da Defensoria. Após, os alunos tiveram uma palestra com a Dirigente do Núcleo de Defesa Agrária e Moradia, Defensora Pública Isabel Wexel, sobre a atuação da Defensoria Pública do RS.

A professora Francieli Formentini, destaca que a viagem de estudos é uma atividade vinculada às disciplinas de prática jurídica civil I e prática jurídica penal. “Possibilita aos estudantes conhecerem espaços diferenciados de prática jurídica, bem como dialogar com diferentes profissionais da área. Essa experiência agrega na formação dos estudantes, complementando os estudos teórico e práticos”, destacou Francieli.

Na oportunidade também visitaram as estruturas da seccional, da Escola Superior de Advocacia (ESA) e da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS). Durante a visita conheceram a história e estrutura da OAB/RS, bem como receberam explicações sobre o funcionamento do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), estágio, exame de ordem e seleção e inscrição na OAB, bem como sobre as atividades e programas desenvolvidos pela Comissão do Jovem Advogado. Finalizaram as atividades com uma visita técnica ao Presídio Central de Porto Alegre.

 


Professores e Estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito da Unijuí participam do XVIII Encontro Nacional do CONPEDI

Entre os dias 19 e 21 de junho aconteceu, em Goiânia-GO, o XVIII Encontro Nacional do CONPEDI – Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito. O evento teve como tema “Constitucionalismo Crítico, Política Públicas e Desenvolvimento Inclusivo” e reuniu, na Universidade Federal de Goiás, pesquisadores da área do Direito de todo o Brasil.

O Curso de Direito da Unijuí esteve representado no evento pelos Professores Elenise Felzke Schonardie, Emmanuelle Malgarim, Gilmar Antonio Bedin, Janaína Machado Sturza, Joice Graciele Nielsson, Maiquel A. Dezordi Wermuth e Patrícia Borges Moura. Os discentes da instituição foram representados pelas acadêmicas Nicoli Francieli Gross (graduação) e Emmanuelle Malgarim (doutorado).

O grupo participou ativamente de todas as atividades do evento, com destaque para a apresentação de artigos e pôsteres, bem como para a Coordenação de Grupos de Trabalho pelos Professores Gilmar Antonio Bedin, Janaína Machado Sturza e Maiquel A. Dezordi Wermuth – este último também representando o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da UNIJUÍ no Fórum de Coordenadores, que aconteceu no dia 20 de junho.


Estudantes de Direito realizam práticas de júri simulado

As turmas de Prática Penal de Direito, disciplina do nono semestre do curso, deram iníciom na noite de segunda-feira, 10, a três semanas de atividades práticas com juris e audiências simuladas. O objetivo é fortalecer ações de ensino, oferecendo aos estudantes habilitação técnico-profissional na área jurídico-penal, bem como levar os alunos ao exercício do poder de criatividade, capacitando-os ao exercício profissional.

A primeira atividade foi realizada no Fórum de Ijuí e consistiu no júri simulado de processo real, de fato ocorrido em agosto de 2012, acompanhados da professora Emmanuelle de Araujo Malgarim. O estudante Erni Bernkopf, que atuou como juiz no júri simulado, afirmou ser “uma experiência, além de construtiva em termos de conteúdo, prazerosa, pois para quem quer seguir nesta área, nada melhor que uma boa prática”.


Balcão do Consumidor realiza atividade de Educação Financeira

O Balcão do Consumidor realizou uma atividade de Educação Financeira, desenvolvida em conjunto com o Procon de Ijuí, no dia 23 de maio. Pela manhã, ocorreu uma palestra com os alunos dos anos finais da Escola Municipal 15 de Novembro, com o tema "Educação Financeira e Superendividamento" e à tarde a atividade aconteceu na Associação de Idosos e Pensionistas de Ijuí, com o tema "Planejamento Financeiro: Empréstimos Consignados e Pessoais para Idosos". As atividades aconteceram dentro 6ª Semana Nacional de Educação Financeira.

Sobre os Projetos

O Balcão do Consumidor está vinculado ao Projeto de Extensão “Conflitos Sociais e Direitos Humanos: alternativas adequadas de tratamento e resolução”, que busca meios alternativos para solucionar os conflitos de maneira mais rápida que o Poder Judiciário, construindo diálogo entre as partes para que saiam satisfeitas com o acordo. O projeto é desenvolvido nas cidades de Ijuí, Três Passos e Santa Rosa.

Em Ijuí e Três Passos as atividades do projeto são desencadeadas no Balcão de Consumidor, onde são realizados atendimentos aos consumidores que possuem problemas com telefonia, saúde, vício de produto e serviços, endividamento, entre outros problemas. O Balcão surgiu de uma parceria entre Unijuí, Ministério Público Estadual e Poder Público, por meio de convênio.

Em Santa Rosa o projeto apresenta um viés diferente, com enfoque nos conflitos decorrentes das relações familiares, por meio de um convênio instituído com o Tribunal de Justiça e Defensoria Pública. Os atendimentos acontecem no Escritório Modelo.