Curso de Direito participa de Seminário de Educação e Intercultura - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Direito participa de Seminário de Educação e Intercultura

No dia 04 de maio,  o trabalho acadêmico  "Mediação de conflitos e o cenário escolar: a experiência do projeto de extensão universitária do curso de direito da UNIJUÍ, campus Santa Rosa", de autoria das estudantes  Júlia Gabriele Fester e Juliana Eduarda Hermann e das professoras do Curso de Graduação em Direito da UNIJUÍ Fernanda Serrer e Francieli Formentini foi apresentado no III Seminário de Educação e Intercultura: contribuições para a educação contemporânea, realizado na cidade de Três de Maio.

O trabalho foi elaborado a partir da experiência vivenciada no projeto de extensão “Conflitos Sociais e Direitos Humanos: alternativas adequadas de resolução e tratamento”, desenvolvido pelo Curso de Direito da UNIJUÍ desde o ano de 2011. 

Nos dois últimos anos, o projeto tem desenvolvido um trabalho contínuo no âmbito escolar, buscando contribuir para a formação de um ambiente escolar pacífico, de compreensão, aceitação e valorização das diferenças.

De acordo com a professora Francieli, o projeto se propõe a criar, a partir de uma linguagem mediada pelo sujeito - plural, complexa e dialógica - uma cultura de paz na qual os jovens percebam-se capazes de exercer a sua cidadania, bem como realizar a gestão dos conflitos a partir do diálogo. Além disso, busca promover uma educação inclusiva, democrática que tem na igualdade e no reconhecimento dos direitos e deveres fundamentais as balizas para o estabelecimento e/ou restabelecimento do diálogo entre os estudantes e entre os estudantes e os professores, visando uma comunicação capaz de fomentar a geração de ações, práticas e projetos comuns voltados à concretização de um espaço escolar e comunitário de pertencimento e de encontros intersubjetivos qualificados pela descoberta dos interesses comuns.

Além do trabalho desenvolvido em escolas e em outros espaços da comunidade, o projeto de extensão desenvolve atividades junto ao Escritório Modelo do Curso de Direito da Unijuí. A solução de conflitos por meio da mediação pré-processual é mais uma opção que o Curso de Direito da UNIJUÍ oferece à comunidade. O Escritório Modelo está localizado na Avenida Rio Branco, 657 – sala 201, telefone para contato: 3511-2111.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.