Semana Jurídica promove discussões sobre “Direitos, tecnologia e democracia na sociedade” - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Semana Jurídica promove discussões sobre “Direitos, tecnologia e democracia na sociedade”

Na noite desta terça-feira, dia 18 de maio, teve início mais uma Semana Jurídica do curso de Direito da Unijuí - Campi Ijuí, Três Passos e Santa Rosa, com o tema “Direitos, tecnologia e democracia na sociedade em rede”. Com transmissão pelo canal do Youtube do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unijuí, o evento segue até a sexta-feira, dia 21 de maio. 

“A Semana Acadêmica atende a um dos projetos pedagógicos do curso, que é possibilitar aos acadêmicos o acesso a atividades complementares qualificadas, na forma de seminários temáticos, oficinas, palestras, eventos acadêmicos e de formação, com profissionais de relevância em suas áreas”, explicou a professora Fernanda Serrer, coordenadora do evento.

Tradicionalmente, e não diferente neste ano, a Semana Acadêmica trabalha um tema emergente do direito, que reflete a sua conexão com a sociedade contemporânea. “O tema em destaque neste ano nos provoca a refletir a respeito dos impactos sobre o fenômeno jurídico, promovidos pelas crescentes e dinâmicas interconexões em redes virtuais, e também a lançar olhares sobre o direito num horizonte que se projeta”, completa.

A programação foi aberta por Rodrigo Wasem Galia, que abordou o tema  “Assédio moral na era digital: a tecnologia como vilã”; e foi seguida por Luciano Vaz Ferreira (FURG), que discutiu “A manutenção de bancos de dados genéticos por empresas privadas no direito norte-americano”.

Nesta quarta-feira, a partir das 19h30, será a vez de Gustavo Silveira Borges (Unesc), que vai trabalhar a temática “Redes sociais e fake news: propostas de controle das (des)informações. Já Maíra Brecht Lanner (UFRGS) debaterá sobre o “Advogado do futuro: desafios e oportunidades”.

No dia 20, Wilson Engelmann (Unisinos) vai abordar “Os desafios da regulação das nanotecnologias”, e Caio Augusto Souza Lara (UFMG) o tema “O que você precisa saber sobre as criptomoedas”.

Para fechar, no dia 21 estão previstas as palestras de Ana Elisabeth Lapa Wanderley Cavalcanti (FMU-SP) sobre “Os impactos das novas tecnologias na filiação e planejamento familiar” e do professor da Unijuí, Mateus de Oliveira Fornasier, sobre “Inteligência artificial, internet das coisas e big data: da revolução na saúde ao desrespeito à privacidade”.

A Semana Jurídica é promovida pelo curso de Direito, com apoio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí.

Confira o evento na íntegra:


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.