Estudante de Direito da Unijuí realiza intercâmbio no Paraguai - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudante de Direito da Unijuí realiza intercâmbio no Paraguai

Fazer intercâmbio é uma excelente oportunidade para expandir conhecimentos e relações. A Unijuí, por meio do Escritório de Relações Internacionais (ERI), auxilia os estudantes da graduação e pós-graduação durante todo o processo, até a chegada ao país e instituição escolhida. 

O estudante de Direito do campus Três Passos, Gabriel Bueno da Silva, embarcou nesta oportunidade da graduação e está realizando seu intercâmbio em Encarnación, no Paraguai. O acadêmico está estudando na Universidade Autônoma de Encarnación (Unae), uma das instituições que a Unijuí tem parceria.

Gabriel que está cursando o 8º semestre do curso, viajou para o Paraguai em  março e permanecerá no país até o final do semestre, no mês de julho. Para ele, esta oportunidade é uma realização pessoal. “Fazer intercâmbio foi um dos sonhos, que, por meio da Unijuí, consegui realizar, pois sempre imaginei poder dedicar-me em tempo integral aos estudos da graduação, bem como, pesquisar sobre temas pertinentes à área e conhecer outros países da América Latina”, contou. 

De acordo com Gabriel, desde a sua chegada foi bem recepcionado pela equipe responsável pelo intercâmbio e por seus colegas, mas também lembrou dos primeiros momentos de dificuldade em um país estrangeiro. “As duas primeiras semanas foram as mais difíceis, pois vivi as adaptações de uma nova casa e colegas, mas principalmente ao idioma diferente foi a parte mais complicada. Em Encarnación se fala espanhol e guarani, no entanto, recebi todo suporte da universidade e ajuda dos colegas, assim superei esta etapa”, relembrou.   

O intercambista também relata que estar estudando em um país distinto é uma experiência valiosa em conhecimento. De acordo com ele, agora é possível visualizar a aplicação da legislação, por meio de um novo ponto de vista, pois o Paraguai tem diversas legislações específicas e uma maior centralização do poder judicial e extrajudicial.

Além do crescimento acadêmico, Gabriel explica como o intercâmbio está sendo responsável pelo seu aprendizado sobre novas culturas. "Através desta oportunidade conheci os costumes, comidas típicas, estilo de vida, línguas diferentes, entre várias outras experiências que o país proporciona à explorar, mas sobre todas elas, a oportunidade de conhecer novas pessoas, lugares e fazer novos amigos”, destacou o estudante de Direito. 

O intercâmbio está chegando em sua reta final, e Gabriel explica suas expectativas sobre esta fase. “São muitas expectativas, além das já alcançadas, mas principalmente, quero ser um melhor aluno e estudante, somente assim poderei ser um bom profissional e colocar em prática todo conhecimento adquirido durante esta etapa. Espero conseguir estreitar ainda mais os laços entre a Unijuí e a Unae também”, finalizou. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.