Estudante explora relação entre literatura e Direito em seu TCC - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudante explora relação entre literatura e Direito em seu TCC

A estudante de Direito da Unijuí, Eduarda Franke Kreutz, do campus Santa Rosa, tem se destacado não apenas por sua dedicação acadêmica, mas também por seu envolvimento em pesquisa desde o início de sua graduação. Eduarda, é bolsista de iniciação científica, e compartilhou sua paixão por explorar a interseção entre Direito e Literatura em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Ao término de seu primeiro semestre no curso de Direito, Eduarda soube de uma oportunidade para se tornar bolsista de Iniciação Científica. Embora não tivesse experiência prévia na área, decidiu aceitar o desafio. "Jamais havia tido contato com a pesquisa científica, mas me interessei pela proposta e decidi participar. Desde então, nunca parei de pesquisar e desenvolvi um grande gosto pela área", explica Eduarda.

A pesquisa de TCC de Eduarda teve como foco a relação entre literatura e Direito. O gosto da estudante pela literatura e seu hábito de leitura a impulsionaram a seguir a graduação em Direito. "Através da literatura, passei a me interessar ainda mais pelo Direito. Ao pensar sobre qual tema escolher para escrever o TCC, quis mesclar as duas coisas das quais gosto tanto: Direito e Literatura. Além disso, desde o início dediquei minhas pesquisas à questão da proteção à mulher e sua compreensão social, razão pela qual quis combinar esses dois temas tão interessantes", comenta Eduarda.

Sua pesquisa abordou a proteção à mulher e sua compreensão social, com o propósito de evidenciar como o Direito via e protegia a mulher no período em que as obras literárias foram escritas, além de analisar a proteção atual destinada pelo Direito às mulheres. Eduarda utilizou as obras "Senhora" e "Lucíola" de José de Alencar como uma das bases para sua pesquisa, além de realizar pesquisas bibliográficas em livros disponíveis na Biblioteca Mario Osorio Marques e Biblioteca Digital.

O processo de criação do trabalho foi desafiador, mas Eduarda encontrou grande satisfação no processo de escrita. "Apesar de ser um trabalho extenso, gostei muito do processo de escrita. Por ter grande interesse no assunto, as leituras tornaram-se agradáveis, mesmo quando desafiadoras", compartilha Eduarda.

O TCC foi dividido em três capítulos, cada um deles com três subtítulos, visando aprofundar a compreensão do objetivo da pesquisa. O primeiro capítulo buscou comprovar a possibilidade de unir Direito e Literatura, ressaltando a importância dessa junção. No segundo capítulo, Eduarda explorou o contexto social, econômico, político e histórico do período em que as obras foram escritas, visando compreender a visão da sociedade em relação às mulheres na época. O último capítulo concentrou-se na análise da proteção à mulher tanto no período das obras quanto no contexto atual.

Para o futuro profissional, Eduarda almeja continuar se dedicando à pesquisa e aproveitar as novas oportunidades que surgirão após sua formatura. "Espero poder continuar me dedicando à pesquisa, pois foi uma parte essencial durante o curso de Direito, que certamente ampliou meus horizontes. A pesquisa é, sem dúvida, algo que sempre fará parte de mim", conclui Eduarda.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.