Balcão do Consumidor acumula mais de 28 mil atendimentos em 10 anos de atuação - Unijuí

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Balcão do Consumidor acumula mais de 28 mil atendimentos em 10 anos de atuação

O Balcão do Consumidor completou 10 anos em 2023 e é um importante espaço para o desenvolvimento dos estudantes da Unijuí em suas formações. Inserido dentro do projeto de extensão “Conflitos Sociais e Direitos Humanos: Alternativas Adequadas de Tratamento e Resolução”, o Balcão do Consumidor é vinculado ao curso de Direito, em parceria com o Município de Ijuí, Procon e Ministério Público Estadual,  e desenvolve ações de destaque junto a comunidade. 

Somente no ano passado, 2.702 atendimentos diretos foram prestados. Entre as principais demandas, podem se destacar aquelas voltadas aos serviços financeiros (bancos e financeiras), seguido do serviço de telecomunicações. Houve, também, outras reclamações dos consumidores. Nos 10 anos de atuação, foram mais de 28 mil atendimentos diretos feitos, com alto percentual de êxito na solução de conflitos. 

“O Balcão do Consumidor se destaca por ser o espaço que acolhe todos os consumidores, independentemente de renda ou pagamento de taxa, para funcionar como um serviço de tratamento de conflitos relacionados ao direito do consumidor. Os dados potencializam ainda mais a importância deste órgão para o Município. Todas essas demandas deixam de ser conduzidas ao Poder Judiciário, sendo resolvidas em poucos dias na via extrajudicial, por meio de mecanismos consensuais”, comenta o coordenador, professor Joaquim Gatto. 

Em relação à formação dos estudantes, o coordenador salienta que por ser vinculado à extensão universitária, coloca o estudante como protagonista. De acordo com ele, a Universidade oferece espaços como este para que o acadêmico vá acumulando experiências durante a graduação para se tornar uma melhor pessoa e melhor profissional. 

“No Balcão do Consumidor o acadêmico aperfeiçoa habilidades como a escrita, o contato e diálogo com pessoas melhorando sua oralidade e são desafiados a convencerem as pessoas para que resolvam seus conflitos de maneira dialógica. Os acadêmicos também devem escrever artigos científicos para eventos de iniciação científica dentro e fora da Universidade. Enfim, os estudantes agregam conhecimento e experiência, que lhes auxiliará tanto em sua vida acadêmica quanto profissional, depois de concluída a graduação”, destaca o professor. 

Para este ano, o principal projeto é a execução da reforma do espaço físico das instalações do Balcão do Consumidor. O valor é originado de um fundo do Conselho Municipal de Defesa do Consumidor com um aporte do Município de Ijuí. “Os consumidores, os bolsistas, a assessoria jurídica e todos os profissionais do Procon merecem um ambiente adequado para melhor atenderem aos consumidores, conduzindo-os para a melhor resolução do conflito. Além dessa reforma, todas as demais atividades, apresentadas no texto do projeto de extensão aprovado internamente pela Universidade, terão continuidade, como realização de audiências, Balcão itinerante nas Escolas Municipais, trabalhos de educação para o consumo, de prevenção ao superendividamento, etc.”, completa Joaquim. 


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