PITI realiza confraternização de encerramento do ano - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

PITI realiza confraternização de encerramento do ano

 

Na tarde do dia 28, quinta-feira, o Programa Integrado da Terceira Idade (PITI) realizou uma confraternização para marcar o encerramento das atividades do grupo em 2013.

Durante a abertura do evento, foram apresentados os responsáveis pela nova diretoria do PITI, para a gestão 2014-2015, além de atividades como amigo secreto, sorteio de brindes aos presentes, e apresentações culturais sob a responsabilidade da acadêmica Gabriela Antes Kunn, com auxilio dos participantes do grupo. Participaram do encontro, além dos integrantes do PITI, os acadêmicos do curso de Educação Física Gabriela Antes Kunn, Rafael Parolin, Ronise Müller e o coordenador do projeto, Leopoldo Schonardie Filho.

As atividades do grupo estarão acontecendo até o dia 12 de dezembro, estando previsto um período de férias e a retomada a partir do mês de março. O PITI tem, como objetivo, amenizar os efeitos fisiológicos provocados pelo envelhecimento, proporcionar a prevenção de doenças relacionadas à idade e promover a integração sociocultural. “Só quem está dentro sabe como é difícil fazer tudo funcionar direito, mas somos um grupo muito unido”, comenta Gecy Romero, uma das participantes do grupo.

Os participantes realizam diversas atividades, como aulas de ginástica, dança, aeróbica, musculação e esportes adaptados para a terceira idade. “No próximo ano queremos trazer os outros cursos para dentro do PITI, neste ano já tivemos alguns acadêmicos do curso de psicologia trabalhando conosco.”, complementa o professor Leopoldo Schonardie Filho, coordenador do projeto.

 

A acadêmica do curso de Educação Física Gabriela Antes Kuhn trabalha há quatro anos no projeto, realizando atividades com dança, o que, segundo ela, é muito bom. “Depois que descobri como eles são fortes é difícil se desvincular. O que me levou a trabalhar com a terceira idade é a relação família que existe. E é uma forma de entender o processo entre a juventude e a velhice”, completa Gabriela.

Além de desenvolver atividades físicas, o PITI visa proporcionar momentos de descontração e integração entre seus participantes. “É muito bom trabalhar com o grupo pela relação de carinho que temos com eles. Sentimos a carência de muitos deles e as atividades realizadas os ajudam na rotina diária.”, comenta o acadêmico Rafael Parolin. Atualmente o grupo conta com 165 participantes, com idades entre 50 a 87 anos, e as atividades são realizadas no período de março até novembro.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.