Curso de Educação Física realiza acampamento orientado em Urubici/SC - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Educação Física realiza acampamento orientado em Urubici/SC

 
 

Entre os dias 05 e 08 de novembro, os acadêmicos do Curso de Educação Física da UNIJUÍ – Campus Ijuí e Santa Rosa, matriculados no componente curricular Atividades Físicas e Esportivas na Natureza, ministrada pelo professor Mauro Bertollo, participaram de um acampamento orientado em Urubici/SC.

O componente curricular que estuda o entendimento e a vivência com as diversas atividades físicas, utilitárias e esportivas praticadas junto à natureza, tem como objetivo adquirir conhecimentos necessários como a legislação, planejamento, organização e a execução dessas atividades. No período de organização e execução do acampamento, os acadêmicos foram divididos em oito grupos que coordenaram as ações referentes à organização do mesmo: Coordenação de Finanças, Coordenação de Alimentação, Coordenação de Saúde, Coordenação de Transporte, Coordenação de Segurança e três diferentes Coordenações de Recreação.

Conforme explica o professor Mauro, a escolha por Urubici se deu devido à cidade possuir um ambiente totalmente favorável para a prática de atividades junto à natureza. “O local onde ficamos acampados foi cedido pela Prefeitura Municipal, oferece água potável, energia elétrica e banheiros, além de um amplo espaço para práticas corporais na natureza. No entorno da cidade realizamos o trekking que nos deixou mais sensíveis pela exuberância e pela aproximação com o meio natural”. Frases como “quero voltar aqui”, “que paraíso” foram comuns ao realizarmos as caminhadas, relata o professor que complementa citando os locais que foram visitados pelos acampantes: Morro do Campestre, Trilha do Rio Sete Quedas, Cascata do Avencal (parte alta), Trilha da Cascada do Avencal (parte baixa) e a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Durante o acampamento diversas tarefas foram divididas entre os grupos, dentre elas destacam-se as da cozinha e a ronda noturna. Salientam-se, ainda, as tarefas organizacionais do acampamento e as vivências de atividades noturnas com o objetivo de trabalhar valores estudados durante o semestre. Para a acadêmica Raiza Kalinsky Kochhann a viagem para Urubici superou todas as expectativas. “Nos trouxe muita aprendizagem e nos fez refletir sobre vários aspectos que as vezes deixamos de lado no nosso dia-a-dia como o respeito, a superação diante de um desafio, a solidariedade e a apreciação da natureza. Foi uma experiência inesquecível e que levarei com muito carinho em minha memória”, ressalta a acadêmica.

Além da relação entre profissional e as novas possibilidades no mercado de trabalho, a realização de práticas corporais que podem possibilitar ao acadêmico interagir em um ambiente diferenciado da sala de aula, também foi considerado pelos participantes de grande importância. O acadêmico Felipe Adriano Hermans Schünke, um dos monitores do acampamento, afirma que “é difícil expor em palavras os sentimentos e sensações que nossa alma nos traz quando estamos em contato com a natureza. Sensação de liberdade e pureza. O componente curricular Atividades Físicas e Esportivas na Natureza nos oferece uma perspectiva diferente sobre a vida e o meio natural, sobre como devemos agir perante as adversidades impostas no nosso dia a dia, tendo consciência e determinação para chegar ao fim de uma trilha ou atividade com uma sensação única de dever cumprido. As vezes desistimos de nossos objetivos sem sabermos que há apenas mais uns passos à frente teremos uma fantástica surpresa. Só tenho a agradecer por termos em nosso currículo uma disciplina que, acima de tudo, nos ensina a sermos mais humanos e a não desistirmos de nossos objetivos”.

Mauro ressalta, também, que “a sensibilidade, a importância de um afago, a solidariedade, a autoestima, o cuidar do outro e da natureza, o enfrentamento de desafios e a superação foram marcas do acampamento”. Destaca, ainda, que a turma de acampantes assimilou de maneira brilhante os objetivos do componente curricular, concluindo as atividades de forma alegre e consciente, sobretudo, das responsabilidades no que tange à utilização do meio natural para as práticas corporais e a sustentabilidade do mesmo.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.