Estudante de Educação Física participa de Congresso de Cardiologia - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudante de Educação Física participa de Congresso de Cardiologia

 
 

Pesquisa apresentada pela estudante retratou dados sobre os efeitos de diferentes modalidades de atividade física na pressão arterial de idosas hipertensas. 

A estudante do curso de Educação Física da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, Juliedy Waldow Kupske, participou do Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul, em Gramado, nos dias 19, 20 e 21 de maio, juntamente com a professora do curso de Educação Física, Moane Marchesan Krug.

Na oportunidade a estudante participou do evento apresentando dados da pesquisa realizada na UNIJUÍ sobre os efeitos de diferentes modalidades de atividade física na pressão arterial de idosas hipertensas.

De acordo com a professora, o processo de formação acadêmica engloba diferentes dimensões, sendo uma delas a participação em eventos científicos. “Estudantes que participam desses eventos, além de se atualizarem sobre sua área de atuação, têm a oportunidade de conviver com outros estudantes e professores e conhecer diferentes realidades. Ainda, os mesmos podem compartilhar suas experiências em pesquisas e divulgar seus dados durante a apresentação de trabalhos que além de contribuir com o seu currículo, auxilia na divulgação de estudos que são desenvolvidos no Curso e na Instituição”, ressalta Moane.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi desenvolvida entre julho e novembro de 2015 e teve como principal objetivo comparar os efeitos hipotensores de diferentes atividades físicas na pressão arterial de idosas hipertensas. As atividades foram: caminhada, jogos de videogame ativo (exergames) e musculação. Em todas as atividades as idosas tiveram alterações significativas em sua pressão arterial.

De acordo com a estudante, Juliedy, as idosas tiveram a oportunidade de vivenciarem atividades diferenciadas, relatando qual a mais divertida e em qual atividade física elas gostariam de praticar regularmente. Com base nesse diagnóstico, estão sendo pensadas atividades físicas que contribuam com a qualidade de vida das idosas da comunidade, para dar continuidade à pesquisa.

A coleta de dados teve a participação de três acadêmicos do curso de Educação Física, orientados pela professora Moane e pelo professor Luis Serafim de Mello Loi.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.