Curso de Educação Física da UNIJUÍ recebe intercambista Alemã - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Educação Física da UNIJUÍ recebe intercambista Alemã

 
 

Conhecer uma nova cultura, estudar e trocar de experiências fazem parte do universo Intercambista. 

O Curso de Educação Física da UNIJUÍ há vários anos mantem uma parceria através de intercâmbio com a Universidade de Tübingen, na Alemanha. Acadêmicos e professores dos campi Santa Rosa e Ijuí realizam troca de informação, cultura, conhecimento e trabalhos de pesquisa relacionado ao Projeto de Atividade Física pós-câncer

Durante esse semestre o curso de Educação Física do Campus Santa Rosa estará realizando diversas ações com a Intercambista Alemã Larissa Thais Reich. A estudante permanecerá no Brasil até o mês de dezembro, onde estará cursando algumas disciplinas do curso.

Larissa chegou em Santa Rosa na quinta-feira, dia 05, e destacou que ainda não teve tempo de passear, mas o que mais chamou a sua atenção são as lindas paisagens da região. 

 
 

De acordo com o responsável pelo programa, professor de Educação Física Leomar Tesche, o objetivo principal do intercâmbio é obter conhecimento sobre o desenvolvimento, a diferenciação e estrutura da ciência, do esporte em ambos os países, além de troca e aprendizagem intercultural e estágios em instituições de ambos os países.

Estudantes retornam de intercâmbio na Alemanha

Os estudantes do curso de Educação Física Ricardo Tosatto de Santa Rosa e Renan Basso de Ijuí também tiveram a oportunidade de realizar intercâmbio. Os acadêmicos retornaram no dia 31 de julho da Universidade de Tübingen, após 10 meses de muita experiência e aprendizado.

Para Ricardo foi uma experiência inesquecível. “O intercâmbio, com toda a certeza, foi a melhor experiência que tive até hoje. Nosso projeto de esporte pós Câncer foi muito válido para o currículo. Eu só tenho a agradecer ao professor Leomar Tesche por ter me encaminhado. Ter a oportunidade de ir para uma cultura totalmente diferente e vivê-la é incrível!  Todos deveriam ter essa chance, porque ninguém volta de um intercâmbio do mesmo jeito que foi”.

Renan ressalta que o intercâmbio não era um objetivo inicial, mas foi uma oportunidade que surgiu e ele aproveitou o momento. “Não tinha noção do quão enriquecedor poderia ser, além das experiências e conhecimento acadêmico, as vivências culturais e sociais e todo o acréscimo curricular. É interessante pensar como enxergo o mundo diferente hoje, não endeusando outros países por serem mais ricos, desenvolvidos ou com menor criminalidade, mas sim, percebendo que é um sistema parecido com o nosso, mas que funciona, em função de uma cultura diferente no qual buscam um crescimento mútuo entre a população”.

De acordo com os intercambistas a universidade proporcionou um excelente suporte, com deslocamento, processo de matrícula e decisões nas disciplinas.  Também puderam realizar cursos gratuitos do idioma na universidade. “A estrutura da parte de ciências no esporte era notável, contendo material para diversas práticas e incluindo a possibilidade de praticar esportes como: badminton, rugby, vôlei da praia, tênis, além de excursões de sky e canoagem”, destaca Renan.

Ricardo também afirma que a troca cultural foi fundamental no seu desenvolvimento. “Sobre a cultura, posso dizer que gostei bastante. A comida é muito boa, a arquitetura é linda, as pessoas são inteligentes e Tübingen é muito limpa. O que dificultou um pouco no entendimento foi o sotaque da região, que é um dos mais difíceis na Alemanha”.

Sobre o intercâmbio

O programa de Intercâmbio UNIBRAL, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (DAAD), é uma parceria entre o curso de Educação Física da UNIJUÍ com a Universidade de Tübingen, que está entre as seis melhores universidades da Alemanha. Fundada no ano de 1477, a Universidade também é conhecida como a “cidade universitária".

Desde o ano de 2007, vários estudantes da UNIJUÍ tiveram a oportunidade de estudar pelo UNIBRAL/CAPES/DAAD, assim como docentes vivenciaram o cotidiano do Curso de Educação Física, além de ministrarem palestras e atividades práticas, através de pequenos cursos.

 

Algumas imagens de Tübingen (Alemanha), selecionadas pelos Intercambistas Ricardo e Renan:

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.