Saúde em movimento: projeto proporciona qualidade de vida a pessoas com doenças crônicas - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Saúde em movimento: projeto proporciona qualidade de vida a pessoas com doenças crônicas

 

Saúde em movimento é o nome do projeto que está sendo desenvolvido em parceria entre o Curso de Educação Física da Unijuí e a Unidade de Saúde da Família do Bairro Alvorada, em Ijuí. O projeto consiste na prática de atividades físicas com pacientes que integram o grupo de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes, colesterol, depressão, entre outros.

A estudante do nono semestre do Curso de Educação Física Daiana Weber kovaleski, é quem desenvolve as atividades com o grupo todas as segundas e sextas-feiras, às 8h da manhã, no posto do Bairro.

Ela conta que o projeto teve início na USF do Bairro quando a médica responsável e os enfermeiros perceberam a necessidade e a importância de incluir as atividades físicas na rotina dos pacientes.

“As atividades são planejadas após uma anamnese (entrevista realizada pelo profissional de saúde ao seu doente, que tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico de uma doença) com todos os pacientes. E, para aqueles que possuem 60 anos ou mais é realizado um teste de aptidão física para idosos (TAFI) ”, comenta.

As atividades desenvolvidas durante o projeto são alongamentos, caminhadas, exercícios para trabalhar fortalecimento muscular, equilíbrio e coordenação motora. Além dos inúmeros benefícios à saúde física, a estudante destaca a importância da interação social proporcionada a essas pessoas.

“Participar de projetos como este, além da experiência adquirida, é também gratificante, pois nós, profissionais, sabemos a importância da atividade física para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, que precisam se manter ativas. Somente estando inserido nesse campo que percebemos o quanto essa área de saúde pública necessita da atuação de um profissional de Educação Física. Não somente para controle de doenças crônicas, mas também para trabalhar a prevenção de doenças”, avalia.

Compõem a equipe da USF 17 do bairro Alvorada:

A médica Carina Andressa Dick, a enfermeira Adriana Rodrigues Lino Eckert, as técnicas de Enfermagem Fernanda Giacobbo Costa e Letícia Morgana Bertholdo de Souza, as agentes Comunitárias de Saúde Sônia da Silva dos Anjos, Salete Zimmer, Mácia Nienov, Francieli de Oliveira e a higienizadora Anita Rodrigues Oliveira.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.