Curso de Enfermagem participa da Sipat na Cotrijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Curso de Enfermagem participa da Sipat na Cotrijuí

Acadêmicos simularam situações de urgência, emergência e trauma e forneceram orientações aos funcionários da Cooperativa

Acadêmicos do 8º semestre do Curso de Enfermagem, acompanhados da professora Cleci Piovesan Rosanelli, participaram da 34ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) da Cotrijuí. A atividade desenvolvida por eles abriu a programação da SIPAT, com a palestra “Fatores de risco para o desenvolvimento do câncer”, a cargo das bolsistas Daiane de Oliveira e Dagmar Scholl Lauter, do projeto “Qualidade de vida de pacientes em tratamento oncológico”. Na sequência, foi desenvolvida oficina de Primeiros Socorros, com a apresentação, a cargo dos alunos, de cenas envolvendo situações de urgência, emergência e trauma e as atitudes que podem ser tomadas pelas pessoas para atender tais situações, até que profissionais da área da saúde cheguem à cena da ocorrência.

Os alunos simularam cenas de desmaio, convulsões, asfixia, com a aplicação da manobra de Heimlich em adultos conscientes e inconscientes, gestantes, adolescentes e recém-nascidos. Também foram repassadas orientações para imobilização de fraturas, atendimento em situações de queimaduras de 1º, 2º e 3º graus e ressuscitação cardiopulmonar em bebês, crianças e adultos, segundo as recomendações da American Heart Association. Após a dinâmica de apresentações, foi aberto espaço ao público para questionamentos.

Participaram do encontro aproximadamente 90 pessoas, basicamente trabalhadores daquela cooperativa, dos diversos setores. Na avaliação da professora Cleci, foi um momento importante, pois muitas dúvidas foram sanadas e muitas trocas entre ambas as partes aconteceram. “A vivência oportunizada por este espaço é relevante, uma vez que nossos alunos interagem em diferentes espaços sociais e se colocam como futuros profissionais que buscam, coletivamente, implementar ações educativas, com o enfoque em nível de prevenção de agravos”.

Participaram do evento os acadêmicos Rosilda de Oliveira, Maria Regiane Freire, Carla Ebert, Rubia Klein, Scheila Steidl, Angelica Gehrke, Elisangela da Costa Weiss, Ilene Rohenkohl, Micheli Santoni, Daiane de Oliveira e Dagmar Scholl Lauter.


 


 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.