Aula prática prepara futuros enfermeiros para atuarem num centro cirúrgico - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Aula prática prepara futuros enfermeiros para atuarem num centro cirúrgico

Acadêmicos do sexto semestre do Curso de Enfermagem da UNIJUÍ vivenciaram uma situação de prática profissional, desenvolvida no Laboratório de Enfermagem do Departamento de Ciências da Vida - DCvida, com o objetivo de socializar conhecimentos adquiridos na disciplina de Prática em Enfermagem em Saúde do Adulto II.

Conforme explica a professora Eniva Stumm, orientadora da aula prática, a atividade era realizada, anteriormente, no Centro Cirúrgico do HCI e agora, pela primeira vez, passa a ser desenvolvida no espaço do Laboratório de Enfermagem da UNIJUÍ. Na aula, acadêmicos recebem orientações quanto à postura em uma sala cirúrgica, no sentido de manter o ambiente asséptico, técnicas de degermação, escovação das mãos e antebraços, identificação dos instrumentais cirúrgicos e preparo de mesa cirúrgica, instrumentação cirúrgica e simulação de uma cirurgia. Além da professora Eniva Stumm, atuam nessa disciplina as professoras Rosane Mastella e Eliane Rieth Benetti.

A atividade realizada foi avaliada pelos estudantes como um momento de aprendizado, o que se evidencia nos depoimentos de alguns dos participantes. Para a acadêmica Cíntia Beatriz Goi, a atividade possibilitou simular situações reais, com as quais os acadêmicos irão de deparar quando estiverem em campo de prática. “Essa atividade nos familiariza e reduz o medo do novo, do desconhecido”. A acadêmica Simone Paschoal também avaliou a aula prática como uma atividade fundamental para dar segurança em relação ao aprendizado e à prática: “O que nos preocupa é o fato de que, no Centro Cirúrgico, não podemos errar, pois estamos diante de um paciente, precisamos ser ágeis, termos destreza e conhecimento dos instrumentais cirúrgicos”. A proximidade com a realidade profissional também foi destacada pelo acadêmico Rodolfo Fontana: “Nos sentimos privilegiados de termos um espaço que nos permite realizar a prática, que inclui a simulação de uma cirurgia e uma equipe atuando”.

A professora Eniva Stumm destaca que a iniciativa oportunizou aos estudantes se familiarizarem com a técnica, conhecer os instrumentais cirúrgicos necessários para uma cirurgia de grande porte, bem como simular a inserção deles em uma cirurgia, além de valorizar o espaço disponível na UNIJUÍ para a qualificação acadêmica. “Uma atividade como esta é importante, pois contribui para a qualificação dos nossos estudantes no sentido de prepará-los adequadamente para atuarem em um centro cirúrgico, fato que vai ocorrer ao longo deste semestre”. Eniva também destaca a importância de otimizar ao máximo o espaço do Laboratório de Enfermagem, e destaca o apoio que tem recebido da equipe de Enfermagem do HCI para as atividade práticas do curso.

 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.