Acadêmicos de Enfermagem da UNIJUÍ conhecem a prática profissional no HCI - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Acadêmicos de Enfermagem da UNIJUÍ conhecem a prática profissional no HCI

Curso de Enfermagem da UNIJUÍ frequentemente tem investido em atividades que aproximam os acadêmicos da realidade do mercado onde em breve estarão inseridos.

Neste sentido, para dar continuidade às atividades teórico-práticas da disciplina Prática em Enfermagem em Saúde do Adulto II, relativas ao sexto semestre do curso, foi organizada uma roda de conversa com quatro enfermeiras, sendo três delas gestoras e uma enfermeira assistencial no Hospital de Caridade de Ijuí. Esta atividade ocorreu sob a coordenação da professora mestre Eniva Miladi Fernandes Stumm e com a participação das professoras colaboradoras Eliane Raquel Rieth Benetti e Rosane Conceiçao Mastella.

O encontro foi avaliado pelos participantes, profissionais e estudantes, como uma atividade importante, visto que no decorrer da atuação nos diferentes campos de prática - UTI, Centro Cirúrgico e Emergência, muitas vezes esse momento não é possível em função das demandas das respectivas unidades e dos profissionais envolvidos.

A enfermeira Cátia Matte, gestora da unidade de CC, avalia o momento como importante e destaca a necessidade de crescimento e atualização do enfermeiro em conhecimentos referentes à liderança, bem como a necessidade de gostar da profissão. Kátia, enfermeira gestora da Central de Material e Esterilização, se reporta ao papel do enfermeiro, que compreende coordenar sua equipe e acompanhá-la com o intuito de dispensar o material devidamente processado. Ela destaca, igualmente, a necessidade de atualização permanente, o que inclui participação em cursos, eventos e em entidades da categoria, tais como grupos de indicadores biológicos e químicos da ABNT, o qual integra.

Dando continuidade à roda de conversa, a enfermeira Caroline Polo, que atua na Unidade de Emergência do HCI, destacou a satisfação após acompanhar os pacientes que são admitidos em situação de risco e constatar que os cuidados prestados na respectiva unidade foram efetivos. Ela destaca a humanização da assistência, extensiva aos familiares desses pacientes.

Segundo a professora Eniva Stumm, todas as enfermeiras convidadas destacaram a necessidade de conhecer sua equipe, as fragilidades e potencialidades de cada integrante, para gerenciar o cuidado. A enfermeira Andreia Sandri, gestora da UTI Adulto, enfatiza o domínio do conhecimento na área em que o enfermeiro atua, humildade perante a equipe de trabalho, respeito, responsabilidade, dentre outras características. Ela também destaca a capacidade de o enfermeiro que está na gestão de enfrentar e aceitar os desafios do cotidiano.

Na avaliação dos acadêmicos, a atividade foi muito importante. Luana Silva destacou o quanto foi esclarecedor o momento: “Foi ótimo, porque eu tinha uma ideia diferente, pensava em uma unidade bem complexa e corrida (UTI), com o relato das enfermeiras fiquei mais calma”. Patrícia Stadler ressalta que a atividade surpreendeu os alunos, futuros enfermeiros: “Percebemos que fomos acolhidos por elas”. Jaqueline Piccoli avalia o momento como importante e pontua que “foi comum nas falas das enfermeiras o relato de experiências próprias de quando elas começaram a atuar, que tiveram que ser humildes e conquistar o espaço delas”. Alcione Meier destaca que “como acadêmicos ainda temos muitos medos, de que na hora de atuar como profissionais, não saberemos ser líderes e as enfermeiras nos passaram que esse medo é normal e que para elas também foi um desafio chegar e conquistar seus espaços”. Maicon Machado Sulzbacher afirma que “com essa aula, a partir da fala da enfermeira da CME, foi possível perceber como é a atuação da enfermagem nesse campo, pois eu não tinha muito conhecimento e visão de como era o funcionamento nessa área”.

Finalizando, a professora Eniva destaca a importância de se criar mais momentos como esse, que estimulem trocas entre academia e serviço, importantes para o crescimento e desenvolvimento de ambos os atores envolvidos, ou seja, docentes e discentes.  Segundo ela, outras atividades desse tipo estão planejadas para acontecer neste semestre.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.