UNIJUÍ e HCI iniciam pesquisa interinstitucional sobre dor - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

UNIJUÍ e HCI iniciam pesquisa interinstitucional sobre dor

 

Avaliar dor, estresse e coping em pacientes no âmbito de um hospital geral, com o uso de instrumentos validados são os principais objetivos da pesquisa “Avaliação da Dor, Estresse e Coping de Pacientes e Familiares no âmbito hospitalar”, que foi apresentada na última quarta-feira, 11, para enfermeiros gestores, coordenadores das unidades hospitalares e coordenação do curso de enfermagem da UNIJUÍ.

A pesquisa está sendo desenvolvida pela UNIJUÍ em parceria com o Hospital de Caridade de Ijuí, mais especificamente, com o Time de Cuidado. A coleta de dados teve inicio na segunda-feira.

A pesquisa está sob a coordenação da enfermeira docente, mestre e doutoranda, Eniva Miladi Fernandes Stumm, e integram a equipe de pesquisadores os seguintes profissionais: Arlete Frantz; Cibele Thomé da Cruz; Cínthia Cristina Oliveski ; Dulce Aparecida Barbosa; Eliane Raquel Rieth Benetti ; Joseila Sonego Gomes; Larissa de Carli Coppetti ; Mariana Frohlich; Mariléia Stübe; Simone Mathioni Mertins; Rosane Maria Kirchner, e bolsistas PIBIC/UNIJUI: Fernanda Duarte e Monique Pereira Portela. Além desses, atuam na coleta de dados 12 acadêmicos de enfermagem, selecionados como bolsistas voluntários.

O projeto tem como objetivo, além de avaliar dor, estresse e coping em pacientes no âmbito de um hospital geral, com o uso de instrumentos validados, também mensurar níveis de estresse e coping em familiares de pacientes com dor, no âmbito hospitalar.

“A pesquisa é relevante e avaliar a dor com o uso de instrumentos validados qualifica a assistência de enfermagem, visto que a dor se constitui no quinto sinal vital. Cabe ressaltar que após a coleta de dados a Instituição continuará avaliando a dor dos pacientes por meio de instrumentos validados”, afirma a professora Eniva.


 


 

 

UNIJUÍ e HCI iniciam pesquisa interinstitucional sobre dor


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.