Núcleo de Segurança do Paciente é fundado em Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Núcleo de Segurança do Paciente é fundado em Ijuí

 

Núcleo reúne enfermeiros das seguintes instituições: Sistema de Ensino Gaúcho (SEG), Hospital de Caridade de Ijuí, Hospital Bom Pastor, Hospital Unimed Noroeste e os docentes enfermeiros do Curso de Enfermagem da UNIJUÍ.

Realizaram-se na semana de 11 a 15 de agosto, nas dependências do Salão Azul da UNIJUÍ, as atividades inerentes à Semana Acadêmica do Curso de Enfermagem, fruto da organização do Centro Acadêmico de Enfermagem (CAENF), docentes e demais estudantes. A abertura foi realizada com a fala da coordenadora do curso, professora Arlete Roman, e do presidente do Centro Acadêmico de Enfermagem (CAENF).

Posterior à abertura, participou como palestrante a Drª Tânia Magnago, professora de graduação e de pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a qual atua como pesquisadora nas linhas da saúde do trabalhador e segurança do paciente, abordando o tema Cultura de Segurança.

A assistência segura tem sido fórum de muitas discussões tanto em instituições de saúde como em instituições formadoras em todo o mundo. Em virtude do apelo dos profissionais de saúde e da população, a Organização Mundial da Saúde instituiu em 2013, por Portaria, o Programa Nacional de Segurança do Paciente.

Profissionais da enfermagem, envolvidos na assistência, ensino e pesquisa criaram a REBRAENSP (Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente), a qual é uma estratégia de vinculação, cooperação e sinergia entre pessoas, instituições, organizações e programas interessados no desenvolvimento dos cuidados de saúde, gestão, pesquisa e informação e educação inicial e permanente da enfermagem, com a finalidade de contribuir para a promoção e proteção da saúde humana, melhoria permanente da qualidade dos serviços e promover o acesso universal e equitativo dos cuidados de saúde no Brasil.

A REBRAENSP tem seus polos que representam os Estados e os Núcleos que representam as regiões. Atualmente o Polo Rio Grande do Sul (RS), criado em 2008, conta com cinco núcleos: Passo Fundo, Porto Alegre, Região dos Vales, Santa Maria e Vale Paranhama. Houve uma movimentação dos profissionais da enfermagem das escolas de formação e das instituições de serviços de saúde e foi fundado, no dia 11 de agosto, o Núcleo de Segurança do Paciente de Ijuí, data importante, pois mostra a preocupação dos profissionais de enfermagem de Ijuí com a assistência segura.

A fundação do núcleo contou com a participação de enfermeiros das seguintes instituições: Sistema de Ensino Gaúcho (SEG), Hospital de Caridade de Ijuí, Hospital Bom Pastor, Hospital Unimed Noroeste e os docentes enfermeiros do Curso de Enfermagem da UNIJUÍ.

O Núcleo de Segurança do Paciente de Ijuí contou e contará com o apoio da coordenação do Polo do RS e com o Núcleo de Santa Maria. A organização da formação do núcleo foi liderada pela professora do Curso de Enfermagem da UNIJUÍ, Adriane Kolankiewicz, que relata que a principal função do núcleo é a de promover e defender a segurança na atenção à saúde.

 


 


 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.