UNIJUÍ representada em Conferência Iberoamericana de Educação em Enfermagem - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

UNIJUÍ representada em Conferência Iberoamericana de Educação em Enfermagem

 
 

“Formação do Enfermeiro: Cuidado Ecológico, Transculturalidade e Cidadania” foi tema da XIII Conferência Iberoamericana de Educação em Enfermagem (XIII CIENF).

De 04 a 08 de setembro ocorreu no Rio de Janeiro o maior evento internacional da Associação Latino Americana de Escolas e Faculdades de Enfermagem (ALADEFE), vinculada à União de Universidades da América Latina. A XIII Conferência Iberoamericana de Educação em Enfermagem (XIII CIENF), promovida pela primeira vez no Brasil, teve como tema central “Formação do Enfermeiro: Cuidado Ecológico, Transculturalidade e Cidadania”.

A programação esteve estruturada com base nos eixos temáticos, de forma a assegurar assuntos de interesse dos profissionais da educação em enfermagem de instituições nacionais e estrangeiras, principalmente iberolatinoamericanas, que se integram no processo de socialização das agendas acadêmicas e dos órgãos responsáveis pelas políticas e paradigmas da educação na área da saúde em geral e da enfermagem em particular. Os temas que abrangeram conferências, mesas redondas e seminários ficaram a cargo de renomadas personalidades das áreas relacionadas com o cuidado ecológico, transculturalidade e cidadania. 

A UNIJUÍ esteve representada pela docente do Curso de Enfermagem e do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, professora Eniva Miladi Fernandes Stumm, e pela Mestranda e Enfermeira do Hospital Unimed Noroeste, Gerli Elenise Gehrke Herr. Também participaram do evento as egressas da Unijuí, Eliane Raquel Rieth Benetti (Doutoranda em Enfermagem pelo PPGENF/UFSM, Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria), Marina Mazzuco de Souza (Mestranda em Enfermagem pelo PPGENF/UFSM), Elisangela Oleiniczak (Enfermeira do Hospital de Caridade de Ijuí e Docente no SEG) e Renata S. Ritter (Enfermeira do Hospital de Caridade de Ijuí e Docente no SEG).

Resultados de pesquisas realizadas pelas participantes foram compartilhados nos diferentes eixos temáticos, o que possibilitou a divulgação e difusão da produção do conhecimento de educação em enfermagem, relacionada com o tema central. Além disso, mestrandas e doutoranda atuaram como moderadoras das apresentações que aconteceram no Centro de Convenções Sul América, momentos que proporcionaram intercâmbio pedagógico, científico, político, social e cultural entre docentes, pesquisadores, pós-graduandos e profissionais de enfermagem.

As participantes destacam que os cursos, reuniões de sociedades de especialistas e de redes de enfermagem, bem como toda a programação, proporcionaram debates e reflexões que aperfeiçoam a regulação democrática e ética de funcionamento e gestão das instituições de educação, públicas e privadas, singularizando desta forma a sociedade do conhecimento e da informação indispensáveis a desprendermos de modelos obsoletos e evitar a deterioração da qualidade da formação profissional. “Com certeza, participar de um evento deste porte é uma experiência valiosa, visto que proporciona reflexões, renovações e um novo olhar sobre a Educação em Enfermagem e o desenvolvimento da profissão, enquanto arte – técnica, intuição e sensibilidade”, destaca a professora Eniva.



 

 

Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.