Protocolos de segurança do paciente: atividade de orientação foi realizada no Campus Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Protocolos de segurança do paciente: atividade de orientação foi realizada no Campus Ijuí

Alusivo ao mês de abril, quando ocorrem reflexões sobre protocolos de segurança do paciente, o curso de Enfermagem da Unijuí realizou, na tarde desta quarta-feira, dia 03, uma atividade de orientação e conscientização em frente ao prédio da Biblioteca, no Campus Ijuí.

            

Segundo a professora Gerli Elenice Gehrke Herr, a atividade foi voltada, principalmente, aos estudantes dos cursos da área da saúde que circularam pelo campus. “Os protocolos de segurança evitam que os pacientes corram riscos. Por isso, a importância destas orientações. Tivemos uma interação muito positiva, de troca, com estudantes que já estão, inclusive, em estágio hospitalar”, salienta a professora.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído pela Portaria GM/MS nº 529/2013, objetiva contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional. A Segurança do Paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado, e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura.

Os protocolos Básicos de Segurança do Paciente tem por característica:

• Protocolos Sistêmicos;

• Protocolos Gerenciados;

• Promovem a Melhoria da Comunicação;

• Constituem instrumentos para construir uma prática assistencial segura;

• Oportunizam a vivência do trabalho em equipes;

• Gerenciamento de riscos.

                    


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.