Profissional formada pela Unijuí é a primeira pessoa a ser imunizada contra a covid-19 em Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Profissional formada pela Unijuí é a primeira pessoa a ser imunizada contra a covid-19 em Ijuí

Esta quarta-feira, dia 20 de janeiro, ficará marcada na história de Ijuí e, principalmente, da profissional da rede de saúde pública, Sandra Del Frari. Formada no curso de Enfermagem e egressa da Especialização em Oncologia, ambos ofertados pela Unijuí, Sandra foi a primeira pessoa imunizada contra a covid-19 na cidade. Ela recebeu a dose após o fim do primeiro turno de trabalho, quando outros funcionários, seus colegas no Centro de Triagem, também foram vacinados. Quem aplicou a dose foi, coincidentemente, uma ex-colega e amiga sua, também formada na turma de 1997 do curso de Enfermagem: a coordenadora técnica da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Salester Ruver.

“Me sinto mais tranquila, agora, para exercer a minha profissão, que requer contato direto com os pacientes infectados, na prestação de assistência e orientações”, destacou a profissional, que relata que o trabalho no Centro de Triagem, responsável por acolher pessoas com sintomas respiratórios, vem aumentando gradualmente, o que preocupa toda a equipe. “Trabalhamos das 7h às 19h, diariamente, com acolhimento, triagens, coleta de exames, consultas médicas e encaminhamentos, conforme a evolução clínica e agravamento do quadro dos pacientes”, explicou.

Mesmo diante de um cenário grave, de uma doença que já levou a óbito 68 pessoas somente em Ijuí – além de já ter contaminado mais de 3,8 mil, Sandra não tem dúvidas quanto à escolha profissional que fez. “Minha escolha se reafirma todos os dias, quando presto assistência aos pacientes. Em todos os momentos sinto que faço o que gosto e com gosto. Amo a minha profissão.”

Na avaliação da enfermeira, a especialização que fez qualificou, ainda mais, o serviço que realiza. “Sem dúvidas, considero que tive uma ótima formação e a oportunidade de especialização profissional só contribuiu e acrescentou à minha trajetória”, finalizou.

Ijuí recebeu 1.158 doses da vacina contra a covid-19. Nessa etapa, serão vacinados profissionais da saúde que estão na linha de frente contra a epidemia e aposentados institucionalizados.

A Unijuí, lembrando, também é parceira no combate ao novo coronavírus: realiza desde a produção de álcool em gel até exames pelo método RT-pCR para detecção da doença, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa). Também colabora na realização de pesquisas que acompanham a evolução da pandemia. Inclusive, na próxima segunda-feira, dia 25, terá início em Ijuí a coleta de amostras biológicas para o projeto de pesquisa Epicovid-19 – BR 2: Inquérito Nacional de Soroprevalência de Acesso Expandido, coordenado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Este é o mais amplo estudo sobre a prevalência de infecção pelo SARS-CoV-2 realizado no País e ficará sob a responsabilidade do Laboratório de Análises Clínicas (Unilab) da Instituição.

* Foto: Prefeitura de Ijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.