Estudantes e egressos de Enfermagem podem realizar estágio na Alemanha - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Estudantes e egressos de Enfermagem podem realizar estágio na Alemanha

Nesta segunda-feira, dia 16 de agosto, foi realizado um evento online com egressas do curso de Enfermagem da Unijuí, que atuam em hospitais da Alemanha. O encontro aconteceu via Google Meet e teve como objetivo divulgar o projeto de cooperação entre a Unijuí e o Grupo Helios, rede hospitalar alemã, que seleciona enfermeiros com formação superior para atuar em suas instituições de saúde.

As enfermeiras Jaqueline Picolli Korb e Daiana Batista Fogaça, que trabalham na Alemanha por meio de outro projeto com a rede Helios, compartilharam relatos sobre a experiência de atuar fora do País e como isso contribui para o crescimento pessoal e profissional. Também participaram do evento professores, estudantes e egressos do curso de Enfermagem da Unijuí. O encontro foi organizado pelo Escritório de Relações Internacionais, com apoio do curso de Enfermagem e da Vice-Reitoria de Administração.

Há mais de um ano, a Unijuí realiza tratativas com o Grupo Helios e o governo alemão para assegurar a parceria, que torna-se concreta a partir desta primeira edição do projeto de cooperação. O programa oferece aulas de alemão, realizadas no Brasil e viabilizadas pela Universidade por período mínimo de seis meses; oportunidade de estágios curriculares em hospitais da rede Helios, com possibilidade de futuros empregos; além de uma bolsa de auxílio financeiro durante o estudo do idioma e, após, para a manutenção dos estágios na Alemanha. 

O projeto é destinado a estudantes de Enfermagem da Unijuí, que estejam no último ano do curso, ou egressos graduados pela Universidade. “Estamos formando o grupo e temos muitos estudantes e egressos inscritos. No próximo mês, teremos mais uma reunião para alinharmos o projeto”, relata a professora Marinez Pettenon, coordenadora do curso de Enfermagem. Sobre o encontro que ocorreu nesta segunda-feira, ela afirma que foi um momento especial. “Foi importante rever nossas egressas e ouvir seus relatos de experiências em outro País, incentivando, assim, estudantes e colegas a esta oportunidade."

Inscrições

Interessados em se inscrever no projeto devem entrar em contato até a próxima quarta-feira, dia 25 de agosto, com o Escritório de Relações Internacionais da Unijuí, através do telefone 55 3332-0329, e-mail eri@unijui.edu.br ou ainda manifestar interesse por meio do envio do formulário que pode ser acessado neste endereço.

Sobre o Grupo Hélios

O Grupo Hélios é a maior rede de hospitais da Alemanha e da Europa, com aproximadamente 120 mil funcionários. É composto por 89 hospitais, cerca de 130 clínicas ambulatoriais, seis centros de prevenção e trata aproximadamente 5,2 milhões de pacientes anualmente. O projeto com a Unijuí foi firmado devido à carência de profissionais de Enfermagem e áreas afins na Alemanha. Por esse motivo, há uma política de incentivo por parte do governo alemão para empregar estrangeiros nessas áreas.

Amanda Thiel, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.